COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE RIO DO SALTO
GIMAR DUTRA – 24/04/2015
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO Do ENSINO MÈDIO
O mundo nos apresenta uma política sócio-econômica num processo acelerado de mudanças e de desenvolvimento em todos os setores estruturais da sociedade e da economia em geral, que exigem do homem novas posturas que atendam aos desafios, mostrando a necessidade de um novo modelo que atenda aos desafios frente às diversas áreas do conhecimento. A educação também passa por esse processo. As antigas formas de trabalho não atendem as necessidades presentes. A escola reflete os problemas e os anseios da sociedade, através da comunidade da qual faz parte. Assim, há necessidade de um trabalho conjunto na busca de propostas que venham atender aos problemas existentes, através de um planejamento que tenham como norte os objetivos e aspirações comuns a todos.
O trabalho integrado da Equipe Pedagógica, com alunos, professores e pais, favorece a compreensão dos problemas e busca de soluções viáveis para alunos e professores, onde todos se sintam responsáveis para atingir os objetivos propostos. Neste trabalho, os alunos e professores são ouvidos podendo expor seus problemas, críticas e sugestões. Procuramos assim ver o aluno como cidadão que precisa ser respeitado como alguém que pode expor o que sente, e os professores como profissionais que precisam ser ouvidos e levados a refletir sobre sua ação de forma que muitos conflitos possam ser intermediados no interior do colégio.
Pensar em um espaço educativo onde estudantes, professores, funcionários, gestores e todos os segmentos da comunidade escolar constroem o processo de socialização e de formação com base na valorização cultural e respeito às diferenças, além de propiciar o diálogo com os diferentes conhecimentos dos campos científicos , desencadeia a necessidade de reescrever coletivamente o Projeto Político-Pedagógico como construção da identidade da escola . Nesta linha de reflexão, não restam dúvidas de que as mudanças só podem resultar de aprendizagens do gestor, professores, funcionários e estudantes, construídas e reconstruídas na dinâmica do processo educativo. Tais aprendizagens constituem referência à participação efetiva de estudantes e professores que introduzem suas idéias, seus conflitos e suas demandas educacionais, políticas e culturais no espaço educativo. Neste sentido, a formação continuada de professores vincula-se diretamente ao direito à jornada de trabalho como um dos eixos da valorização do magistério e reconfiguração do trabalho pedagógico escolar articulado à realização de estudos, discussão sobre os problemas da escola, planejamento participativo e atendimento à família do estudante.
Em suma, ao longo do Ensino Médio, nossa escola buscará atingir as seguintes metas:
- a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critico;
- a compreensão dos fundamentos científicos- tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;
- a preparação do educando para a democracia numa perspectiva das novas exigências da cidadania, na construção de uma sociedade mais justa e comprometida
- o acesso facilitado às informações produzidas no processo educacional, visando garantir a sua transparência e a possibilidade de ações coletivas integradas.
- ações no intuito de reverter os índices de indisciplina, evasão e repetência, identificando e intervindo com a finalidade de aprendizagem e a promoção do aluno.
- enfrentar os desafios, de forma coletiva, em prol da superação dos problemas apontados.
A respeito da participação dos estudantes representantes de turma no Conselho de Classe Participativo é algo a ser estudado e após desencadear ações nesse sentido.
Entendemos, entretanto, que a nossa proposta não constitui um plano acabado, visto que o processo educacional exige um constante estado de reflexão. Novos projetos poderão ser anexados a esta proposta, conforme as necessidades escolares. Diante disso, acreditamos que a escola deve contribuir para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações que se voltem às esperanças de se preservar a integridade pessoal, de modo que todos possam ter direitos que vão além da representação política tradicional, fomentando a abordagem de temas como qualidade de vida, meio ambiente saudável, emprego, igualdade, enfim, ideais afirmativos para a vida pessoal e para a convivência.
Fonte:
ORGANIZAÇÂO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA