Organização do Trabalho Pedagógico, Coordenadora Cleonice Pereira de Almeida; Colégio Estadual Diamante D`Oeste

Não é possível entender a organização do trabalho pedagógico sem considerar as politicas educacionais.  A LDB determina que os professores tenham em sua carga horária semanal um percentual dedicado a estudos, planejamento e avaliação. Ou seja, a Hora Atividade constitui um momento de trocas de experiências e planejamento da ação docente.
Vale ressaltar a dificuldade enfrentada na escola na organização do trabalho do trabalho pedagógico, em especial na organização do horário da hora atividade, em virtude dos professores trabalharem em várias escolas e em diferentes turnos. Não podemos esquecer também que as rotinas burocráticas tomam muito mais tempo e atenção dos professores do que o próprio processo  educativo. No entanto a hora atividade é um importante momento para se discutir o processo pedagógico e buscar a solução aos problemas enfrentados no dia a dia  das escolas.
As atividades de planejamento, avaliação e outras específicas do cargo, são indispensáveis à implementação de ações que tenham como foco a aprendizagem dos alunos. Portanto há a necessidade de se pensar o Plano de Trabalho Docente como uma atividade de mediação extremamente importante para o trabalho em sala de aula. Apesar das condições ainda não serem favoráveis , há um grande compromisso por parte dos professores pela a melhoria da qualidade da escola pública. E o planejamento é o fio condutor da ação educativa.
A escola contribui para a efetivação e garantia da hora atividade tendo em vista um bom Plano de Trabalho Docente com as seguintes ações: análise dos resultados das avaliações internas e externas; análise dos resultados finais de aprovação e reprovação dos alunos a cada ano letivo; elaboração de atividades de ensino-aprendizagem a partir das necessidades evidenciadas pela avaliação diagnóstica  dos alunos; elaboração de atividades sistemáticas de intervenção pedagógica para alunos com baixo desempenho.
São muitas as possibilidades para que todo esse trabalho se concretize, no entanto, uma condição básica para isto é o diálogo entre as áreas do conhecimento, entre os atores envolvidos e entre as experiências em curso. Partindo sempre do processo de reflexo sobre as necessidades e possibilidades do trabalho docente na escola.