ORGANIZAÇAODO TRABALHO PEDAGOGICO
O processo educativo se caracteriza através do convívio social com familiares e sociedade, ainda antes da criança entrar na escola. Esse convívio contribui para melhor entendimento do conhecimento cientifico que acontece na escola, envolvendo os aspectos teóricos e práticos que vão desde ao processo de aprendizagem até a avaliação. Nessa proposta se visa a formação integral do estudante que deve ser fruto do trabalho pedagógico articulado de forma cooperativa e conjugada dos professores e gestores nas ações de pensar, executar e avaliar o planejamento.
Sabemos que a aquisição do conhecimento é caracterizada pela interação entre vários conhecimento, que estejam claros e disponíveis na mente do individuo, influenciando como âncora para o novo aprendizado. Para isso os educadores precisam oferecer um ambiente em que o educando se sinta motivado a aprender. Da mesma maneira os profissionais da educação devem ter o direito a formação continuada e de qualidade, para que possam construir a emancipação e a consolidação de um coletivo profissional autônomo e construtor de saberes e valores próprios.
A educação é o processo pelo qual o individuo se humaniza, integrando à sua natureza conhecimentos e valores que o torna membro da sociedade em que vive. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico, articulado com os fundamentos legais, oferece possibilidades de repensar a escola em seus aspectos múltiplos e singulares. Dentro do processo educativo se compreende os elementos comuns e as singularidades entre culturas dentro de uma sociedade complexa, que constitui o universo de nossas salas de aula.
Dessa forma, o professor enquanto sujeito, que atua no espaço escolar, deve estabelecer uma relação de respeito e aceitação à pluralidade e à diversidade, interagindo com toda a comunidade escolar. A escola deve proporcionar as condições necessárias a organização de uma pratica pedagógica com base em conhecimento úteis para a convivência em sociedade. Assim, construir um ambiente social e humanizado com capacidade de desenvolver ações educativas voltadas para os temas de luta e combate a toda a forma de discriminação.
É na escola que o educando constrói conhecimentos compostos por diferentes saberes, a partir de meios/estratégias, que o educador lhe oferece/oportuniza. No entanto, o novo paradigma aponta a necessidade de uma aproximação entre as dimensões sociais e educacionais do entendimento de uma atenção conjunta as necessidades do estudante no contexto atual, apresentando um elemento que lhe garanta coesão entre a socialização do saber e a educação, que se efetiva mediante uma construção coletiva. Essa construção requer a participação de toda a comunidade escolar e um trabalho onde se construa por meio de diagnostico da realidade, um projeto de transformá-la .
Nesse sentido é necessário estabelecer conjuntamente os objetivos do processo educativo para que todos se corresponsabilizem pela qualidade do ensino.
Sempre que necessária, a contribuição para o trabalho educativo se faz compartilhando praticas, desenvolvendo projetos, valorizando as ações existentes e superando as dificuldades enfrentadas no dia a dia escolar.
Acredita-se que a participação da comunidade escolar contribui na formação educacional dos estudantes tornando-os cidadãos autônomos e atuantes.