ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - CADERNO I ETAPA II

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COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II, ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO - REALEZA
Nesta etapa além do seu significado como planejamento da organização
da vida escolar em termos educacional, social e político, pode também
configurar a escola como território educativo aberto aos debates democráticos
assegurando a comunidade escolar direito a voto e voz nos processos de
discussão a respeito das mudanças que estão ocorrendo na sociedade.
Então esse conteúdo tem como relevância a compreensão e
interpretação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio para a
construção do redesenho curricular e da reescrita do Projeto Político-
Pedagógico, e também fundamenta-se no princípio da gestão democrática da
escola que pode ser identificado nos marcos regulatórios da Constituição
Federal.
Na história da educação brasileira se constituiu pelo menos dois
modelos de organização do Ensino Médio sendo o primeiro formar os
profissionais para o mercado de trabalho, em especial aos alunos das classes
populares, e o segundo, destinado à formação das elites dirigentes com vistas
ao acesso à educação superior.
Sendo assim, será discutido a organização do trabalho pedagógico
como estratégia de consolidação e reflexão das temáticas da primeira etapa do
Pacto Nacional do Ensino Médio , com vistas à construção do redesenho do
currículo do Ensino Médio com bases nas Áreas de Conhecimento propostas
das DCNEM.
As DCNEM propõem que os componentes curriculares sejam tratados
como disciplinas ou, de forma integradora, como unidades de estudos,
módulos, atividades práticas e projetos contextualizados e interdisciplinares, ou
outras formas de organização.
Professores, coordenadores pedagógicos, funcionários, gestores
escolares, estudantes e famílias são desafiados a organizar o currículo do
Ensino Médio na ótica da formação humana integral em consonância com as DCNEM.
O Estado do Paraná já tem uma caminhada quanto a este redesenho do Curriculo Escolar para o Ensino Médio que tem como meta principal transmitir o conhecimento científico e acabar com a evasão, reprovação além de fazer com que estes sujeitos concluam o ensino médio pois os dados estatístos mostram uma realidade desastrosa em nosso país.
Para a discussão de uma nova Proposta Política Pedagógica propõe-se a mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar (corpo docente, corpo técnico-administrativo, equipe de gestão e órgãos colegiados).
É necessário que se haja um planejamento participativo enquanto ação coletiva na organização do trabalho pedagógico, onde os professores assumam um papel ativo nessa discussão,para compreender e reafirmar a importância de sua participação como sujeito capaz de imprimir caráter político-pedagógico referentes as discussões quanto à organização do trabalho escolar.
Para uma melhor reformulação dessa Proposta necessitamos conhecer a realidade da nossa comunidade, sabendo o que nossa sociedade espera da escola, o que os jovens esperam, onde está a crise do ensino médio e se os objetivos dos jovens, da sociedade e dos professores coincidem.