Colégio Estadual Conselheiro Zacarias – EFM e EJA
Rua Ubaldino do Amaral, 401 – Alto da Glória.
CEP: 80060-1905 CURITIBA - Paraná
Telefone/Fax (41) 32645216
e-mail: ctazacarias@seed.pr.gov.br
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2015 – Etapa 2
Professores participantes:
Alexandra Sigora da Silva
Daniele Moraes Janhaki
Edson José Veiga da Silva
Fernanda Daniela Prado
Inez Bernardi Amorim
Lisete Maria de Mira Lourenço
Loara Aparecida Borato Xavier
Paulo Soares de Souza
Raquel Angela Arpini
Saly Christine Souza Santa Barbara
Tania Maria dos Santos
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
REFLEXÃO E AÇÃO – página 40:
Em discussão, nós, professores do Colégio Estadual Conselheiro Zacarias apontamos os seguintes problemas que devem ser considerados:
- Alto índice de aprovação por conselho de classe;
- Má interpretação da LDB no que se refere à recuperação. Entendemos que a recuperação paralela deve se diferenciar de avaliação paralela;
- A falta de critérios claros para a discussão em conselhos de classe, em especial o último do ano letivo;
- Os jovens, cada vez mais, afetados pelas drogas, bem como o abandono intelectual familiar;
- Nos conselhos realizados no colégio não há a participação dos alunos.
Acreditamos que os encaminhamentos que proporcionariam maior efeito positivo seriam, em um primeiro momento, colocar em prática os critérios para o conselho de classe. Critérios estes discutidos no coletivo, sempre respeitando as leis que orientam tal assunto. Em um segundo momento, os alunos devem ter maior esclarecimento sobre os procedimentos avaliativos, como conhecimento do PPP, do regimento escolar, entre outros. Importante desenvolver com os educandos projetos que tenham como objetivos potencializar determinados valores como a maturidade social e intelectual, responsabilidade. E finalmente, visando organizar o ambiente escolar, disponibilizar crachá para controle de saída da sala e circulação dentro do colégio.
Em nosso entendimento, a diferença entre queixa e problema é que o primeiro consiste apenas na reclamação, enquanto o segundo vem seguido de sugestões positivas para solucioná-los. Por exemplo: quando chamamos os alunos citados no Conselho de Classe e orientamos para o seu crescimento educativo.
As questões de ensino e aprendizagem que são abordadas nos Conselhos são: a assiduidade dos alunos, o consumo e tráfico de drogas (uso e tráfico), a evasão escolar, a indisciplina/Insubordinação dos jovens e o uso de celular que leva à dispersão.
As sugestões propostas para situações recorrentes em conselhos são:
- Edital de notas antes do Conselho de Classe para o aluno ter tempo de recorrer;
- Encaminhamento dos alunos para o FICA em tempo integral;
- Que a Patrulha Escolar possa fazer revista do material;
- Palestras e trabalho de conscientização através da DENARC.
As práticas de gestão democrática identificadas pelo grupo no Conselho foram que todos os professores, sem exceção, têm voz ativa (são ouvidos) e têm o direito de voto.
As mudanças propostas para a realização do Conselho de Classe restringem-se a que as regras sejam respeitadas e não usadas de "muletas" para a aprovação de alunos.