Professora orientadora: Daniella R. Parzianello Balotin.
Professores cursistas: Angela Barbosa, Angelita dos Santos, Chana B. Marques, Charlene Meurer, Cassiane dos Santos, Edson Flores, Eliangela Marcos, Evanize Gesser, Thais Schmitz, Vilma Berlato, Viviane Romani, Marlene H. Silveira.
A hora atividade é o momento em que deveríamos ter o conjunto do professores de uma turma ou série, para juntos planejar o PTD e também para avalia-lo e reavaliá-lo, reorganizando ações ou intervenções para o aprimoramento das atividades pedagógicas.
Deve haver diálogo entre as disciplinas, diminuindo a fragmentação e descontextualização dos conteúdos. Ex: alguns conteúdos que serão trabalhados somente no último trimestre poderão ser reorganizados e passados para o início, para que coincida com o conteúdo trabalhado por outra disciplina. Quanto mais conseguirmos “falar a mesma língua” em sala de aula mais efetivaremos o processo de ensino.
Como o corpo docente sofre com a burocracia dos livros de registros e não há a possibilidades de nos reunirmos todos os professores da mesma turma por causa da rotatividade e lecionarem em diferentes escolas, essa hora atividades sonhada não tem a possibilidade de efetivação na atual realidade. A ampliação da hora-atividade foi um direito conquistado, porém temos que lutar para ampliar ainda mais essa carga horária, pois são tantas atividades a serem desenvolvidas nesse momento que não damos conta com essa atual configuração.
Outro fator que interfere na efetivação da hora-atividade é a ausência de um pedagogo para auxiliar especificamente os professores nesse momento de interdisciplinaridade, dando suporte pedagógico, fazendo contraponto entre o PTD e as atividades e estratégias a serem desenvolvidas no processo educativo. Pois os pedagogos que atuam no ambiente escolar estão envolvidos muito mais com a parte burocrática e resolvendo indisciplinas de alunos, excedendo assim o seu tempo e inviabilizando um melhor suporte pedagógico junto ao conjunto de professores.