ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

Colégio Estadual José Bonifácio, Campo Bonito, Paraná, NRE de Cascavel.

Com a organização do trabalho pedagógico na escola, não há como dissociar a diversidade e a pluralidade, tendo em vista que estes elementos estão presentes em nosso cotidiano escolar, considerando as diferentes juventudes e respeitando sua identidade e individualidade.
No contexto escolar temos o desafio da reescrita ou redesenho dos documentos norteadores da escola, considerando como fundamento a formação integral do seu sujeito como crítico e autônomo, partindo da realidade em que o aluno está inserido, trabalhando os conteúdos historicamente produzidos.
Nossa escola já está trabalhando de forma contextualizada, considerando as necessidades da comunidade escolar e priorizando o processo de ensino e aprendizagem.

Basicamente os eventuais levantamentos apontados pelos alunos foram sintetizados em três pontos principais sendo ele estruturais, metodológicos e políticos pedagógicas:
Estruturais: Grande parte dos apontamentos apresentados pelos alunos estão relacionados a necessidade de reestruturar o espaço físico, como por exemplo ambiente adequado para aulas práticas como laboratórios, quadras poliesportivas e atualização tecnológica para o apoio didático. Questões estas que dependem da ação das instâncias governamentais, pois as questões referentes aos reparos imediatos são realizados pela escola sempre que necessário em conformidade com seu orçamento.
Metodológicas: Alunos indicaram a necessidade de um maior investimento na qualificação no processo ensino aprendizagem, como recursos diferenciados para um melhor proveito. Contudo, para que isto ocorra é necessário um ampliação de recursos em investimento por parte das autoridades competentes em especialização e adequação física para que isto ocorra.
Politico-pedagógicas: Outro aspecto destacado diz respeito a participação de toda a comunidade em geral, para a solução de alguns eventuais problemas como por exemplo a indisciplina que depende da participação de orientação dos demais setores da comunidade, considerando a gestão democrática.

Problema Impactos Negativos Ações   
Mais investimentos por parte da instituição mantenedora. A não adequação estrutural compromete o desempenho  dos alunos e qualidade de ensino. (PDDE, Fundo Rotativo) Governo Estadual do Paraná   
Melhoria dos equipamentos recursos audiovisuais. Equipamentos defasados, como por exemplo, o televisor que não suporta mais formatos atualizados de audiovisual. Governo Estadual do Paraná   
Aumentar o repasse custo/aluno repassado O não repasse adequado de verbas implica diretamente na qualidade de ensino. Governo Estadual do Paraná   
Investimento em estrutura física A adequação condizente as atividades gerais do porte de alunos, e para as atividades específicas; como a quadra poliesportiva ou investimento na comodidade dos profissionais e alunos. Governo Estadual do Paraná   
Falta de livros didáticos Dificuldade de apoio didático e aplicação de atividades. Governo Estadual do Paraná.

Com relação ao conselho de classe, os problemas são ligados a falta de interesse por parte dos alunos, indisciplina, faltas, não estudam em casa para avaliações, não entregam trabalhos. Já os encaminhamen tos propostos foram a maior participação dos familiares na cobrança de maior interesse e participação dos alunos com o aprendizado, sendo a maior queixa entre os professores, mas o problema, é que boa parte dos pais é ausente, trabalham em outras cidades ou ainda, as crianças moram com avós ou outros parentes e os pais moram em outras cidades.
         Muitas questões sobre ensino e aprendizagem foram tratadas durante o conselho, um exemplo é os alunos com dificuldade de aprendizagem e como conseguem se sobressair com a recuperação paralela.