Em uma organização por disciplina como esta determinado há uma grande dificuldade de trabalhar com as áreas do conhecimento. Eu, professor de Física, trabalho alguns conteúdos junto aos professores de Química e, com menos frequência, com os professores de Biologia. Mesmo assim, devido a grande quantidade de conteúdos básicos a serem trabalhados (não que eu pense que deveriam ser menos), alguns conteúdos que poderiam ser trabalhados nas duas, ou mais, disciplinas são divididos e trabalhados em uma ou outra disciplina.
Vejo um limite na formação dos professores, já que nossa formação é restrita aos conteúdos da disciplina. Além, ao passar dos anos os cursos de licenciatura tem menor carga horária, limitando ainda mais os conteúdos.
Então, o problema principal está na formação dos professores. A reestruturação do currículo em áreas do conhecimento será viável se houver uma mudança na formação dos professores (o que, pelo visto nas discussões com os reitores das universidades, está longe de ocorrer).