ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Um nova organização curricular pressupõe articulação interdisciplinar para melhoria da qualidade do Ensino Médio nas escolas públicas, um Currículo Inovador com a oferta de uma aprendizagem significativa para jovens e adultos com reconhecimento e priorização da interlocução com as culturas juvenis. Conforme Sacristán (2000,p.15)" O currículo é uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar educação ou as aprendizagens necessárias das crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explicita do projeto de socialização cultural nas escolas". A mesma deve ser consistente, com compromisso político e competência técnica dos professores, respeito às diversidades dos estudantes e garantia de autonomia responsável das instituições escolares na construção de seu projeto político-pedagógico. Cabe a própria comunidade escolar buscar novas formas de organizar as disciplinas, articuladas com atividades integradoras nos eixos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, tendo o trabalho como princípio educativo. Para o governo federal fica o compromisso de criar as condições materiais e o aporte conceitual que favoreçam as mudanças necessárias. Uma organização curricular que promova o uso de metodologias que atendam as necessidades dos alunos e as demandas sociais, devem estimular a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir, objetivos estes, que são mais facilmente atingidos se as disciplinas estiverem integradas em áreas de conhecimento, para o estudo de um problema comum, ou para o desenvolvimento de projetos de pesquisas. Assim, a organização do currículo em disciplinas e áreas de conhecimento coloca-nos diferentes possibilidades de analisar e definir quais conteúdos são relevantes para o aluno do ensino médio. E a pesquisa como princípio (Educativo: atividade de reflexão e investigação no processo de edução e formação ) ou (Pedagógico) pode oferecer possíveis respostas para os problemas vividos na comunidade escolar e no seu entorno social com conteúdos mais significativos e relevantes para todos os envolvidos no processo.