Organização curricular

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A organização do currículo em disciplinas e áreas do conhecimento coloca-nos diferentes possibilidades de analisar e definir quais conteudos são relevantes para o aluno do  Ensino Médio. Contextualizar o conhecimento é mostrar que ele existe como resposta as necessidades sociais. Os componentes curriculares expressam uma unidade composta por uma diversidade que se articula e se comunica entre si.No estado do Parana temos os documentos norteadores do curriculo as DCNEM e as DCE que dão embasamento teórico e orientam a forma de como os componentes curriculares podem ser organizados e trabalhados a partir das áreas do conhecimento, as disciplinas ou outro modo que considere aspectos relevantes das duas perspectivas. Aborda a divergência na organização curricular entre as disciplinas obrigatorias do curriculo e por aquelas caracterizadas pela contextualização e pela interdisciplinaridade, como possibilidade de diálogo entre as diferentes disciplinas curriculares.

Diante da necessidade de se repensar o Ensino Médio e com o objetivo de contribuir com a discussão curricular, é que foram apresentados os eixos epistemológicos e metodológicos que tratam da leitura, problematização e possibilitam a iniciação de mídias como um auxílio nas práticas pedagógicas.