OBESIDADE: O VILÃO DOS TEMPOS MODERNOS - Planejamento interdisciplinar para o Ensino Médio

INTRODUÇÃO
Inovar em sala de aula e tornar as aulas mais atrativas para motivar os estudantes é o grande desafio do professor contemporâneo. Muitas estratégias são utilizadas, mas a verdade é que o aluno contemporâneo esta cada vez mais exigente, por isso a dificuldade de atrair e interagir com ele é constante.
Diante deste quadro, uma metodologia possível é a de projetos. Trabalhos com projetos envolvendo duas ou mais disciplinas podem ser utilizados na prática pedagógica como uma estratégia de ensino, particularmente nas instituições que se propõem a realizar mudanças nos seus métodos de trabalho privilegiando a abordagem dos conteúdos numa perspectiva interdisciplinar. A interdisciplinaridade é um largo campo de pesquisas, que se desenvolveu no Brasil a partir da década de setenta, e que tem dado origem a muitos trabalhos, conforme levantamento realizado por Siqueira (2001).
Segundo Hernández (2000) o aluno, que trabalha com projeto, será capaz de ir além das informações pesquisadas, reconhecendo que os fatos possuem diversas versões, buscando explicações para solucionar seus problemas e formulando hipóteses sobre esses pontos de vista.
A escolha do tema a ser trabalhado através dessa metodologia, deve atender os interesses dos alunos. Autran (2001) aponta a possibilidade de escolha de qualquer tema para o trabalho de pesquisa, desde que este seja escolhido em comum acordo com o professor e alunos.
A capacidade de relacionar diferentes disciplinas não é tarefa fácil, pois oferecem aos alunos modelos explicativos com linguagens diferentes da mesma realidade, ou objeto de estudo. A terminologia, mal assimilada em cada um dos componentes curriculares, é dificilmente associada à da outra disciplina, criando conflito no entendimento do objeto de estudo (Zabala, 2002). Entretanto, aprender a estabelecer relações é a única condição para reunir os fragmentos do saber do sistema educativo atual.
O presente trabalho terá como tema a “obesidade, o vilão dos tempos modernos”, e o intuito é fazer o aluno refletir sobre a importância de uma boa alimentação, e não só isso, mas suscitar a criticidade a partir dos diferentes pontos de vistas das várias disciplinas que compõem o currículo do Ensino Médio.
Para embasar o assunto, buscou-se apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999) as propostas curriculares necessárias e no volume do Tema Transversal Saúde, dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (Brasil, 1998). Esse tema visa: "levar a criança e o adolescente ao desenvolvimento de hábitos saudáveis quanto à higiene pessoal, alimentação, prática desportiva, ao trabalho e ao lazer, permitindo-lhes a sua utilização imediata no sentido de preservar a saúde pessoal e a dos outros".
A incidência de obesidade entre os brasileiros aumentou 54% entre 2006 e 2012. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde divulgada ontem, esse mal atinge 17,1% da população do país. Em 2006, o porcentual era de 11,6%. Nesses seis anos, em nenhum momento houve recuo no avanço dos índices de obesidade (gazetadopovo).
Quando se trata de obesidade, o quadro se inverte. Pelos dados do Ministério da Saúde, 17,7% das mulheres são obesas, enquanto a doença atinge 16,6% dos homens. A escolaridade é outro fator relevante. O índice de pessoas obesas com até oito anos de escolaridade é de 21,7%; entre os brasileiros com 12 ou mais os de estudo o porcentual é de 14,4%.
Hábitos alimentares e o sedentarismo ajudam a explicar avanço da doença. Embora tenha havido um aumento no porcentual de brasileiros que consomem a quantidade mínima recomendada de frutas e verduras, o crescimento ainda é tímido: o índice era de 20% em 2008 e agora passou para 22,7%. O porcentual é inferior ao de brasileiros que consomem carne com excesso de gordura – cerca de 30% dos brasileiros – e refrigerante regularmente – aproximadamente 26% da população do país.
Sendo assim, a proposta é trabalhar o tema apresentado de forma interdisciplinar, contemplando as doze disciplinas do Ensino Médio e desta forma proporcionar ao aluno uma visão abrangente do assunto.
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo levar alunos do segundo ano do Ensino Médio a um processo de educação alimentar, a partir da reflexão do tema “Obesidade, um vilão dos tempos modernos”, utilizando como metodologia pedagógica o uso de projeto interdisciplinar.

METODOLOGIA
O projeto será trabalhado com uma turma de alunos do segundo ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay. Deverá ter um período de, aproximadamente, duração de duas semanas, sendo trabalhado em todas as disciplinas do currículo do Ensino Médio. As atividades a serem realizadas serão apresentadas separadamente, de acordo com o número de aulas de cada disciplina.
Língua Portuguesa – 3 aulas
1ª aula – A partir da exibição de um vídeo, trazer ao conhecimento dos alunos o tema que será trabalhado nas próximas aulas (https://www.youtube.com/watch?v=jUrqzfFdJ7U).
2ª aula – Reunir os alunos em grupos e pedir que realizem uma breve discussão em conjunto e produzam um texto com as expectativas sobre o projeto.
3ª aula – Através de um texto sobre transtornos alimentares, realizar uma discussão com os alunos e pedir que eles produzam um cartaz que expresse as opiniões sobre o assunto.
Biologia – 2 aulas
1ª aula – Fazer uma retomada do conteúdo “Sistema Digestório”, enfatizando o processamento dos alimentos pelo corpo.
2ª aula – Apresentar a pirâmide alimentar e as propriedades dos alimentos, e pedir que façam uma relação dos principais alimentos presentes na sua rotina alimentar.
Química – 2 aulas
1ª aula – Trabalhar noções básicas do conteúdo Termoquímica a partir da interpretação de embalagens de alimentos.
2ª aula – Apresentar os cálculos de energia das reações químicas e associar com a energia acumulada nos alimentos.
Matemática – 2 aulas
1ª aula – A partir das apresentações já feitas nas outras disciplinas, trabalhar o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).
2ª aula – Trabalhar o cálculo da porcentagem de gordura no corpo.
Geografia – 2 aulas
1ª aula – Fazer um levantamento estatístico, dos dados obtidos na aula de Matemática.
2ª aula – Pedir que os alunos façam uma pesquisa e apresentem na forma de seminário (breve) como variam essas informações pelo Brasil, relacionando com outros dados geopolíticos (distribuição de renda, regionalidades).
Educação Física – 2 aulas
1ª aula – Interpretar os dados obtidos com os cálculos de IMC e porcentagem de gordura, na aula de Matemática.
2ª aula – Organizar uma atividade física coletiva, que deverá ser registrada, para produção de material educativo.
Física – 2 aulas
1ª aula – Mostrar a relação das máquinas simples com o corpo.
2ª aula – Entender o princípio das alavancas presentes no corpo humano e como favorecer o uso das mesmas.
História – 2 aulas
1ª aula – A partir de uma retomada histórica, mostrar os padrões físicos de cada época.
2ª aula – Produzir uma linha do tempo, usando ilustrações, mostrando como os padrões físicos variando como o decorrer da História.
Artes – 2 aulas
1ª aula – Abordar como era visto o corpo a das diferentes frentes artísticas.
2ª aula – Juntamente com a disciplina de História, representar os padrões na linha do tempo.
Filosofia – 2 aulas
1ª aula – A partir dos princípios da moral e da ética, debater com os alunos acerca do bullyng.
2ª aula – Dividir os alunos em grupo e pedir que gravem um vídeo sobre o tema, se posicionando contra o bullyng.
Sociologia – 2 aulas
1ª aula – Apresentar um texto falando sobre os padrões estéticos impostos pela sociedade contemporânea e os transtornos alimentares.
2ª aula – Pedir que os alunos pesquisem mais profundamente sobre o tema e organizem um debate, em que um grupo falará sobre o mundo das modelos e o mundo dos atletas.
Inglês – 2 aulas
1ª aula – Apresentar algumas informações sobre a alimentação nos Estados Unidos.
2ª aula – Pedir que os alunos interpretem um diálogo simples, em inglês, sobre o tema.
Como explicitado acima, a abordagem inicial do tema e os encaminhamentos de atividades seriam feitas na primeira semana de trabalho. Na segunda semana, seriam feitos os fechamentos das atividades e ao final da semana seria feita uma exposição das produções dos alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O tema proposto é de grande relevância, visto a realidade alimentar da sociedade atual. As pesquisas realizadas apontaram dados, de certa forma, assustadores. Um dos mais interessantes, que merece ser citado novamente, é em relação à escolaridade. Quanto maior a escolaridade, menor o índice de obesidade. Nossos alunos fazem parte destas estatísticas, e em sua maioria, não apresentam hábitos alimentares saudáveis, por inúmeros motivos.
É fundamental ressaltar, que o projeto ainda será aplicado, sendo assim os resultados serão apresentados em um novo trabalho.
As expectativas são grandes, haja vista o significado que a proposta pode oportunizar aos estudantes, e não somente a eles mas a toda comunidade escolar.

REFERÊNCIAS
AUTRAN, M. Pedagogia de projetos em ação, Rio de Janeiro, Diga Lá, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, v.10.5.
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para o
Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC/SEF, 1999.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre:
Artes Médicas, 2000.
OLINDA, C. Índice de obesidade no Brasil aumenta 54% em seis anos. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1403478. Acessado em: 28/10/2014.
SIQUEIRA, A. Práticas interdisciplinares na educação básica. Educação Temática Digital,
Campinas, v.3, n.1, p.90-97, dez.2001. Disponível em:
http://www.bibli.fae.unicamp.br/etd/artcc01.pdf
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegra: Artmed, 2002.