No encontro realizado com o grupo, fechando o mês de julho, em todos os seus encontros previstos, algumas reflexões a respeito do assunto foram elaboradas diante do contexto que se apresenta no quadro atual da escola onde atuamos. Discussões aprofundadas, quanto o uso do celular na atualidade, foram discutidos em seus pontos mais complexos, que levaram ao raciocínio filosófico que contemplou desde uma simples ligação feita por um aluno de quinze anos, quanto uma reunião de negócios, elaborada nas formas mais complexas de comunicação.
Utilizar o aparelho celular atualmente, nas escolas, sobretudo por alunos que não desgrudam do citado aparelho, tornou-se símbolo de demonização por parte de alguns. Enquanto parte do grupo de professores condena o uso do celular, uma outra parte tenta utilizar pedagogicamente o aparelho eletrônico em suas aulas. Embora o celular seja um meio de comunicação, ele não é mais somente um meio de comunicação, mas sim, tornara-se na realidade a própria evolução dos meios de comunicação.
Pensando na multidisciplinaridade, como podemos utilizar o celular na sala de aula? Dentro dessa linha de raciocínio, cada matéria segue por um caminho, e embora pareça impossível acreditar que isso possa render um bom trabalho com os jovens, cada profissional da área pode elaborar o conceito que desejar quanto a esse tema.
No contexto Histórico, o celular foi inventado por Martin Cooper, no ano de 1967, quando então esse funcionário da Motorola, nos EUA, diante das necessidades extremas dos policiais de Chicago, que perdiam muito tempo ficando dentro das suas viaturas esperando as notícias pelo rádio; teve uma ideia. Por que não criar um telefone para emergências, onde os policiais poderiam conversar entre eles e avisar uns aos outros daquilo que estava acontecendo, fora das viaturas. Pensando nessa ideia, Cooper inventou um aparelho sem fio, uma espécie de receptor, com um microfone, fixado no ombro dos agentes. A unidade transmissora continuou fixada nos veículos, mas a partir de então cada policial, na rua, a pé, poderia saber o que estava acontecendo em tempo real. Diante do sucesso desses aparelhos inventados por Cooper, a Motorola resolveu criar aparelhos móveis. O que todos achavam que era impossível, em seis semanas Cooper e seus colegas, com financiamento da Motorola, criaram o primeiro telefone celular. Era o ano de 1973. O primeiro celular media 23 cm de comprimento e 13 cm de largura. Pesava até 2 kg, e sua autonomia era de 10 a 20 minutos para se comunicar.
Diante disso, quais possibilidades de conhecimento podem emergir dessa temática? A primeira já foi apresentada. A história do celular. Quem o inventou e como ele era na sua origem? Na matemática, gráficos podem ser elaborados de diversas formas e maneiras. No ensino da Arte, o design do aparelho pode ser estudado. Como ele foi projetado, pensado e estudado para alcançar o formato que tem? Na sociologia, o uso social do aparelho. Dentro das inúmeras formas de trabalhar um só tema em todas as disciplinas, a temática do celular foi a escolhida, pois contempla gostos comuns. Tanto dos alunos, quanto dos professores que aplicam a atividade, pois como fora dito anteriormente o celular não é mais uma forma de comunicação, mas a própria evolução da comunicação.
Artigo elaborado pelos professores do Colégio Estadual Professora Isabel Lopes Santos Souza.