O tratamento de esgotos no DF

Professores: Alan A. Ferro, Cláudio Sanzonowicz, Gilson Maroni Cabral, Murilo Nogueira Bueno,  Thompson e Wesley Chaves.

Tema: Meio ambiente
Subtema: Saneamento básico.

1. Situação-Problema

O saneamento básico constitui-se como o conjunto de infraestruturas e medidas adotadas pelo governo a fim de gerar melhores condições de vida para a população. No Brasil, esse conceito está estabelecido pela lei nº 11.445/07, compreendendo o conjunto de serviços estruturais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza e drenagem de lixo e águas pluviais urbanos2.
Em linhas gerais, podemos dizer que nos últimos 20 anos a difusão dos serviços de saneamento básico no Brasil conheceu profundos avanços. Porém, ainda existem muitos problemas, principalmente relacionados com as desigualdades regionais quanto à disponibilidade de infraestruturas, um reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.
No Distrito Federal – DF, segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb, 2,59 milhões de pessoas contam com serviços de abastecimento de água e 2,45 milhões contam com serviços de esgotamento sanitário, o que corresponde, respectivamente, a 98% e 82% da população regularmente instalada no Distrito Federal3.
Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma ação de ensino-aprendizagem sobre saneamento ambiental, tendo por foco o tratamento de esgotos sanitários, por meio de participação dos alunos com o tema proposto em uma próxima feira cultural.
Além disso, desejamos promover a conscientização dos alunos sobre as questões ambientais acerca do assunto e fomentar a discussão sobre a questão do saneamento básico no DF e no Brasil.

2. Problemas encontrados

• Nem toda a população do DF possui esgotamento sanitário adequado.
• Contaminação do lençol freático e do solo devido ao descarte inadequado das águas residuárias.
Falta de discussão sobre o tema na comunidade local.
Impactos sociais na população atingida (qualidade de vida, inserção social, discriminação).
Instalação de endemias e disseminação de epidemias.

3. Conhecimento do problema na comunidade

A Candangolândia está situada próximo ao Parque Candangolândia – Pioneiros, criado pela Lei nº 1.300, de 16 de Dezembro de 1996. O Parque tem por finalidade proporcionar recreação e lazer à população, em harmonia com a preservação do ecossistema da região4. Mesmo em uma área sensível ao tema proposto percebemos que o tema saneamento básico é pouco discutido na Comunidade. Há ainda o atendimento a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999, que em seu artigo 2º estabelece que “a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. De tal modo, mesmo com a obrigatoriedade da educação ambiental, verificamos que tem sido pouco difundida a discussão do tema em nossa escola.

4. Atividades práticas de investigação

• Explanação do tema por todos os componentes curriculares participantes desta ação;
• Construção de maquetes com os diversos tipos de sistemas de tratamento de esgotos no DF;
• Confecção de cartazes sobre o tema;
• Elaboração de uma cartilha educativa voltada para a Comunidade local;
• Proposição de visita guiada ao parque Pioneiros;

5. Desenvolvimento de práticas para resolução dos problemas

• Divulgação das maquetes na próxima feira cultural;
• Conscientização dos alunos por meio de aulas sobre a importância das Estações de Tratamento de Esgotos – ETEs em diversas disciplinas, com objetivo de promover o conhecimento sobre o tema e os impactos causados pelo tratamento inadequado de tais resíduos.
• Divulgação da cartilha para a comunidade local por meio de parceria com a administração da Candangolândia.

6. Objetivos das ações propostas

• Desenvolver um processo de ensino-aprendizagem dos aspectos sócio ambientais envolvidos na conservação meio ambiente (solo, água e ar).
• Promover ações efetivas que conscientizem os alunos e a comunidade escolar sobre necessidade do descarte adequado das águas residuárias.

7. Conteúdos abordados pelas áreas do conhecimento:

• Ciências da natureza e suas tecnologias: processos de separação de misturas, soluções, parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, preservação ambiental, aspectos envolvidos na poluição do solo, água e ar, dados estatísticos do IBGE sobre a região, etc.
• Matemática: cálculo de vazão, unidades de medida (p. ex. unidades de volume) e produção de gráficos, dados estatísticos do IBGE sobre a região, etc.

8. Referências:

1. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III : Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
2. http://www.brasilescola.com/brasil/saneamento-basico-no-brasil.htm
3. http://www.caesb.df.gov.br//home.html