O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DAS DROGAS
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: Kátina Michelle Gubert Vicente
Irene Vergilio Nolli
Eloá Terezinha Teixeira
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
2. Título da proposta: O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DAS DROGAS
3. Conteúdos:Química orgânica e efeitos das drogas no organismo , a rota do tráfico , impacto na sociedade .
3. Quantidade de aulas: 6 aulas de química , 6 aulas de história , 6 aulas de geografia.
A proposta de ação será apresentada e implementada e efetivada no decorrer das aulas, posteriormente será alimentada durante o bimestre usando alguns minutos numa das aulas em cada semana. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aulas usando para isso duas aulas em forma de seminário.
4. Etapa: Ensino Médio
3º Ano A noturno .
5. Recursos necessários:
- Mapas
- Internet , celular
- Projetor Multimídia
6. Encaminhamentos metodológicos:
O pacto veio propor situações formativas que desafiam os professores a pensar e repensar suas práticas e mudar as suas ações, levando os professores a buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas com o uso das tecnologias como ferramenta favorecendo mudanças no cenário educacional e social.
Neste processo pretendemos fazer com que o aluno faça o uso das mídias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, seguindo uma das propostas do ambiente virtual “Reflexão e Ação” do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio como requisito para o cumprimento do Módulo VII a proposta é trabalhar com os alunos uma atividade envolvendo mídias sociais.
Considerando que o 3º ano do Ensino Médio é uma turma que faz o uso das tecnologias bem como usuários e seus aplicativos para jogos de passa tempo, pesquisa na internet, comunicação nas redes sociais entre outras atividades, é importante aproveitar essa ferramenta, para se aprofundar em um assunto relacionado ao cotidiano dos alunos , que é o uso das drogas ilícitas , ou seja, o uso indiscriminado e a acessibilidade com que as mesmas podem ser encontradas no dia a dia dos alunos , ambição de se conquistar dinheiro e poder na comercilaização das drogas . Diante disso, pretende-se criar uma discussão e reflexão sobre os problemas físicos , sociais e morais com o uso das drogas que atulamente se encontram inseridas em nossa comunidade devido a facilidade de se comprar e vender aos jovens.
Ao trabalhar os conteúdos serão compartilhados alguns vídeos sobre o assunto com os alunos da escola e com a comunidade , mitos , conceitos , efeitos do uso das drogas no organismo e seus impactos sobre a vida do usuário .
No entanto, nem tudo é tão tranquilo, pois a aprendizagem não ocorre de forma linear e simples e conforme planejado, mas também no sentido inverso, com conflitos, desequilíbrios e mudanças de concepções , onde os alunos expõe seu ponto de vista e relatam situações poe eles vividas ou presenciadas .
A proposta de ação será apresentada e implementada e efetivada no decorrer de duas aulas no inicio do 4º bimestre, posteriormente será alimentada durante o bimestre usando alguns minutos numa das aulas em cada semana das disciplinas envolvidas. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aulas usando para isso duas aulas em forma de seminário, confecção de painéis e apresentação dos temas estudados para a comunidade escolar promovido e coordenado pelos professores de química , história e geografia .
Na finalização do trabalho como forma de avaliação procura-se refletir sobre o conhecimento que o aluno obteve durante o desenvolver do trabalho , onde ele possa refletir sobre o uso das drogas , suas consequencias e os malefícios que as mesmas trazem para a sociedade e família, como forma de contribuir para sua própria mudança de atitude e comportamento e colocar em prática na sua vida cotidiana e social.
a) Conteúdos abordados
- Composição química das moléculas , estruturação dos carbonos , efeitos dos pscicotrópicos no organismo.
- conflitos sociais , redes de tráfico .
- globalização
b) Resolução de situações
A proposta pretende criar mecanismos de ação que permitem a superação de mitos e de ideologias criadas em torno do uso indsicriminado das drogas lítas e ilícitas.
c) Espera-se que o aluno:
Compreenda :
O conceito de composição química e estruturação de cadeias carbônicas e os efeitos das drogas no organismo.
Conscientizar sobre a desestruturação social e familiar do tráfico e do uso indiscriminado das drogas.
Compreender o poder paralelo bem como as redes de tráfico das drogas.
Crie novas hábitos ou atitudes de repúdio as drogas.
Construa conceitos atitudes que visem combater as drogas .
Reconheça o problema no meio em que vive , e saiba intervir e resolver os problemas causados pela droga , na sociedade , na família e no ambiente escolar.
Desenvolva habilidades de pesquisa para se interar do assunto , e conhecimento acessando as redes sociais.
Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas da matriz curricular(química , história e geografia) e suas aplicações na vida cotidiana.
Problematize situações reais e busque, por meio dos conceitos disciplinares, soluções para as problematizações apresentadas e incorpores esses conhecimentos aprendidos na sua vida e seja capaz de transformar a sociedade em que vive refletindo na condição social e cultural da humanidade.
d) Instrumentos
Pesquisas;
Debates;
Seminários;
Relatórios;
Trabalhos individuais e/ou coletivos;
Representações;
Exposições;
Avaliação escrita e oral .
e) Perspectiva de abordagem interdisciplinar:
perceber o relacionamentos dos conteúdos de cada disciplina no contexto da interdisplinariedade .
f) Sugestões de leitura:
Livros, artigos, reportagens, depoimento, vídeos.
g) Avaliação :
A avaliação da aprendizem deve assumir um carater educativo , viabilizando especilamente ao estudante a condição de analisar seu percurso e ao professor e a escola identificar dificuldades e potencilaidades individuais e coletivas , percebendo a forma com que o aluno tenha absorvido o conteúdo trabalhado durante as aulas , que serão diagnosticas , formativas e somativas levando em consideração a participação, envolvimento e a execução das atividades . Diante disso :
- Entrega de relatórios e relatos escritos .
- Avaliação formal escrita.
- Apresentação e participação no seminário.
- Elaboração e confecção de cartazes.
- Participação no blog .
h) Referências:
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey
NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas: Kátina Michelle Gubert Vicente
Irene Vergilio Nolli
Eloá Terezinha Teixeira
Data: 13 de dezembro de 2014
Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VII
Título da proposta: O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DAS DROGAS
Relatório de final da proposta
Resultados Obtidos
Os resultados obtidos foram satisfatórios , pois os alunos participaram efetivamente da realização das atividades , desenvolvendo os conteúdos propstos pelo professor , participando dos debates , confeccionado cartazes e pesquisando o tema das drogas a fundo para a explanação dos conteúdos aos colegas e a comunidade escolar.
Conclusão
Concluimos que a atividade foi satisfatória , alcançando e superando os objetivos esperados , pois os alunos respenderam ao trabalho desenvolvido com participação efetiva e contribuindo com informações relacionadas ao cotidiano de cada um deles.
Sugestão de Ação
Sugerimos que o conteúdo seja extendido a toda a comunidade escolar , através de palestras e seminários com os demais alunos do ensino médio , para que todos tenham conhecimento e informação dos impactos e efeitos que as drogas causam nas pessoas ,atingindo a família e a sociedade como um todo , diminuindo o número de usuários e pessoas ligadas ao tráfico de drogas mesmo de forma consciente e incosciente; pois drogas são todas aquelas que causam dependência mesmo que tenham livre autorização para uso e venda.
- Logue-se para poder enviar comentários