Guaraniaçu, 07/08/15.
Reflexão e Ação (Temática II - Caderno lI do MEC, pág. 18)
O Trabalho Interdisciplinar no Ensino Médio
Nos últimos anos o processo educacional no ensino médio vem sofrendo diversos questionamentos, uma das principais críticas recaí sobre a fragmentação do conhecimento em disciplinas específicas, causando aos educando muitas dificuldades de compreensão do todo, consequentemente, baixo desempenho escolar.
Diante dessa realidade os estudos têm apontado o trabalho interdisciplinar como um possível caminho que possam intervir e atenuar o problema levantado, tornando-se um novo parâmetro para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos a partir da comunicação e o trabalho inter-relacionado das áreas do conhecimento.
Nesta perspectiva, o trabalho pedagógico permite que as disciplinas conversem entre si, para uma ação articulada abordando o conhecimento de forma mais abrangente, ou seja, todas estão interligadas de modo que é possível ensinar e aprender um mesmo conteúdo em diferentes disciplinas. Para tanto, o professor deve ter domínio de sua disciplina, e ao menos compreender a outra, para estabelecer as relações existentes. Exemplificando, um professor de Educação Física deve conhecer tudo sobre o esporte, mas também deve conhecer sobre história para tomar emprestado o conhecimento sobre o momento histórico, interesses econômicos e políticos onde um determinado esporte surgiu e se desenvolveu, e mais, se possível dialogar com o professor dessa disciplina, no sentido da abordagem inter-relacionada. Assim, possibilitando a aprendizagem dos alunos de maneira mais ampla e contextualizada.
Valmir Cordeiro dos Santos