O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Prof. Ana Clara Buschi
Prof. Katia Regina Dalri Abdala
Prof. Luciana Maria Bellanda Mello
Prof. Robinson de Souza Rodrigues
Prof. Tania A. Lopes

Devemos promover entre nossos alunos uma promoção dos nossos conteúdos de uma forma onde se perceba e fique claro a relação de conteúdos entres as disciplinas, onde cada professor desenvolve seu conteúdo utilizando um tema gerador onde cada disciplina dá o referido ênfase.
Nesse caso estaremos utilizando o tema Cultura Africana como gerador onde cada um explora a parte mais relevante e os alunos possam perceber que existe uma coesão entre os conteúdos. Desta maneira os alunos terão a oportunidade de conhecer a concepção de que a África é um país rico em sua beleza natural, sua cultura, sua literatura. Para tanto, as disciplinas elencadas para este tema foram: Arte, História, Geografia e Língua Portuguesa com o objetivo de proporcionar o conhecimento das manifestações artísticas africanas e afro-brasileiras bem como, valorizar a nossa formação cultural.
Estaremos em artes trabalhando a confecção das máscaras explorando as cores, formas, significados, utilizando a argila como fonte modeladora, tinta guache. Estudando textos que exemplifiquem os significados, buscando um maior entendimento do aluno sobre a parte cultural e religiosa das comunidades africanas em questão.
Em História além de trabalharmos com o desenvolvimento do povo africano, seus costumes, religiões, falaremos também da forma com que o povo africano fora retirado do seu meio e enviados para o Brasil como escravos, modificando a forma de existir sem que suas tradições fossem apagadas. A vinda dos africanos ao nosso país que causara uma repressão nos seus costumes, a cultura africana se fez forte e se difundiu entre os brasileiros, trazendo a dança, a comida e a cultura religiosa para nosso país. Com a liberdade, a multiplicação destes costumes criaram raízes no Brasil onde poderemos debater com nossos alunos essa interação e de que forma de imigração foi realizada.
Em Geografia, trabalharemos as regiões africanas desmitificando muitos conceitos errôneos do povo africano, buscando conhecer as regiões que mais tiveram movimentos de imigração para o nosso país e também as regiões brasileiras que mais receberam esses imigrantes enriquecendo nossa cultura.
Em Língua Portuguesa, podemos debater questões pertinentes ao cotidiano dos alunos como por exemplo a copa do mundo de futebol em 2010 realizada na Áfríca do Sul, fazendo um contra ponto com a copa do mundo de 2014 no Brasil. A mistura de povos no Brasil a escravidão e a influência cultural exercida pelos africanos na cultura brasileira.
Devemos após o debate, produzir textos e poemas que se referem sobre os temas discutidos sobre a África para que sejam colocados em exposição juntamente com os materiais produzidos nas demais disciplinas.
Como podemos notar a socialização dos trabalhos realizados se dará numa exposição para que a comunidade escolar possa ter enriquecido seus conhecimentos sobre a cultura dos nossos imigrantes Africanos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II -Caderno II: Ciências Humanas / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Alexandro Dantas Trindade... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.