O Sentido do Conhecimento Escolar.

Professoras: Josiane de Fátima de Freitas Pereira, Maria Helena Silva, Maria do Rocio Correa, Elenice  Lenartovicz e Antonia Eudinéia Bezerra de Melo (Orientadora de Estudos)  do Colégio Estadual José Bonifácio em Paranaguá – Pr

Atendendo a proposta da quarta Reflexão e ação do caderno III, o grupo realizou uma pesquisa com os alunos em sala de aula e com os professores do colégio, sobre o Currículo aplicado hoje no Ensino Médio nas diversas Áreas Disciplinares, de modo a emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo e disciplinas. E como já era esperado, alunos reclamando de um lado e professores de outro.
Hoje, na opinião dos professores, dispomos de uma infinidade de livros didáticos, inúmeras ferramentas audiovisuais, que nos auxiliam na nossa prática didática-metodológica, facilitando muito o nosso trabalho e mais precisamente, a apreensão dos saberes por parte dos alunos. A Internet, com documentários retrata toda a trajetória da produção do conhecimento, mas alguns alunos não querem aproveitar. Esta situação de acomodação do aluno pode ser pela desvinculação que ele tem da escola e um Ensino Médio que proponha uma formação humana Integral é uma das opções de mudança muito bem vinda.
Com relação ao diálogo com os alunos, concluímos que muitos conteúdos trabalhados em sala de aula, não estão suprindo às necessidades que contemplam o cotidiano deles. Segundo eles, os conteúdos do currículo precisam ser revistos e adaptados aos conhecimentos programáticos do Enem, do vestibular e do mercado de trabalho, pois, na hora de concorrer a uma vaga de emprego ou concurso, o aluno da escola particular tem mais chance de conseguir a vaga, por que o aluno da escola pública não se sente preparado com o Ensino Médio atual. Propuseram que, independente da disciplina, o professor preparasse o aluno para o mercado de trabalho ex: ensinasse a elaborar um currículo para ser apresentado em uma empresa onde pretende trabalhar.
Quanto às metodologias utilizadas, muitos alunos acham as aulas de alguns professores muito massantes, sem criatividade, com métodos ultrapassados, se limitam ao quadro e giz, e os alunos insistem na pergunta: Onde vou aplicar isso no meu cotidiano? Querem aulas mais dinâmicas e criativas, eles desejam que o laboratório de ciências seja usado com frequência, visitas a museus, pontos históricos de nossa cidade, enfim, aulas práticas e assim entenderiam com mais facilidade a parte científica tão necessária na educação.
Sob esta ótica, implantar conceitos práticos e com aplicação no cotidiano a fim de atrair os alunos com aulas mais dinâmicas, fazer com que eles venham para a escola querendo aprender algo novo é a nossa proposta. 
Nesta perspectiva, teremos que levar o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, extremamente a sério, porque demos um início a resolução destes impasses que estão atravancando a qualidade de ensino da Escola Pública e cobrar ao máximo das Autoridades administrativas todas as atitudes legais possíveis e impossíveis para que o nosso Paraná reconquiste o lugar de verdadeiro merecimento, isto é, no mais alto patamar, pois competência é que não falta por parte de nós professores estaduais e municipais.