O que você quer ser quando crescer?

O trabalho e as profissões, desde muito cedo, fazem parte do universo de questões que habitam o nosso imaginário. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?” é muito comumente dirigida às crianças por parte dos adultos. Na juventude, para muitos, o mundo do trabalho e a escolha profissional se constituem desafios mais concretos. Como conciliar nossos desejos e expectativas com a vida real? Escolher uma profissão depende menos de um desejo/sonho do que de uma série de questões objetivas e materiais: chances de acesso ao ensino superior num contexto em que ainda é um nível de ensino para poucos, pressão dos pais para trabalhar, tempo disponível para os estudos, recursos para pagar formação, oportunidades de emprego disponíveis etc.