O que acontece em minha sala de aula!

Como parte do processo de reflexão crítica é importante que os professores e alunos discriminem que seus juízos estão orientados por valores e que estes valores têm uma ótica de classe, concepções de homem, sociedade e educação.
Significa que nossos juízos estão permeados por valores que são apreendidos, formulados e reformulados ao longo de todo o processo de construção de nosso humano ser. Desta forma uma nota no exercício escolar não é “apenas uma nota”, como também a escolha dos instrumentos que utilizamos para avaliar a aprendizagem não se faz ao acaso.
    O que acontece em minha sala de aula?
 Ela é um espaço para monólogos ou lugar onde muitas vozes diferentes se intercruzam?
 Que tipo de interação aí transcorrem?
 Falo para um aluno abstrato ou ele existe para mim marcado pelo tempo e espaço em que vive?
 Conheço o seu contexto, os seus valores culturais?
 O conteúdo das áreas do conhecimento tem a ver com esse meio cultural, com a vida dos alunos?
 Minha sala de aula é um espaço de vida ou apenas um espaço assepticamente pedagógico? "

Baseado na leitura: Quando a Escola é de Vidro - Ruth Rocha