O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA CONSTITUIÇÃO
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA CONSTITUIÇÃO
Everli Andrioli
Luciana Tavares de Miranda
Marisa Celestino
Marly Serafim
Nádia Regina Teixeira
Tatiani Ermelina Alves
A palavra projeto vem do latim projctu que significa em outras palavras projetar. O Projeto Político Pedagógico nasce dessa necessidade de sempre melhorar ou reconstruir o trabalho pedagógico da escola. A professora Ilma Veiga apresenta o PPP como um rumo, uma direção, um compromisso definido coletivamente.
De acordo com Vasconcellos (1995)
Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).
Neste sentido, tal proposta norteia o trabalho da escola por direcionar ações para o futuro com base na realidade. Em épocas anteriores, todas as escolas recebiam da Secretaria de Educação o projeto pronto, não priorizando as necessidades pontuais. Atualmente, cada instituição de ensino define seu PPP, desenvolvendo uma proposta curricular que se modela a partir das necessidades da comunidade escolar.
O Projeto Político Pedagógico surgiu da necessidade de trabalhar projetos. Mas, esse projeto não poderia estar “solto”. Teria que ser uma decisão tomada em conjunto por todos os integrantes da escola e todos seriam responsáveis para o bom êxito do PPP. Ele surgiu na década de 90 e aos poucos todas as escolas estão se estruturando e aprendendo a ter como norte o PPP.
Veiga (2004, p.13) deixa claro tal definição:
O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
Para o Projeto Político Pedagógico realmente acontecer é preciso pensar como um direito e um dever da escola pública. O Colégio Vidal Vanhoni organiza o PPP dentro desse parâmetro social, sendo a Pedagogia Histórico - Crítica a teoria aplicada em seus fundamentos, orientando na construção da metodologia, nos recurso didáticos, na forma de avaliar bem como, outros fatores importantes para a formação do aluno. Preocupando-se em fazer com que os alunos sejam capazes de debater e interagir e assim poder transformar a sua prática social.
A proposta pedagógica do colégio é voltada à educação de jovens e adultos, dessa forma o projeto tem que ser elaborado de forma diferenciada, pois na sala de aula o conflito de gerações ocorre constantemente. Os alunos mais velhos, que não puderam estudar quando eram novos, por conta do trabalho, preferem modelos hierarquizados, com atividades que valorizam o treino mecânico nas operações matemáticas e nas gramáticas. Os momentos reflexivos são criticados, pois na concepção dessa geração a escola serve somente para apresentar conhecimento. Os jovens, por outro lado, trazem em sua bagagem educacional uma escola que não deu certo, pois não conseguiu concluir seus estudos no tempo certo.
O professor tenta mediar esses conflitos, promovendo atividades voltadas para esses diferentes públicos. O ideal seria que a modalidade de jovens e adultos atendesse somente o trabalhador, deixando o ensino regular para os jovens que não trabalhem.
O educador sabe das dificuldades, e tenta da melhor maneira possível melhorar a educação brasileira, porém sem políticas públicas eficientes e governos que queira uma escola pública eficiente, a escola sempre vai tentar, algumas vezes consegue aturas, outras vezes fica só nas ideologias.
O problema é esse, como lidar com pensamentos tão divergentes e, como montar estratégias eficientes nesses dois aspectos. Portanto, para construir o PPP, três perguntas básicas são elencadas: O que somos? O que temos? O que queremos? É necessário saber o que o Colégio representa para a comunidade e vice-versa.
Inicia-se pelo marco situacional – diagnóstico, onde entra a descrição do Colégio, espaço físico, IDEB, número de funcionários, professores e diretores.
Depois vem o marco conceitual – Fundamentação, conceito, fundamentação teórica; E o marco operacional – ações, projetos, conselho escolar, classificação.
Atualmente o PPP e o PPC são apenas um documento dividido em duas partes. O PPC – Projeto Pedagógico Curricular e feito pelos professores e constam todos os conteúdos, fundamentação de cada disciplina, metodologia e avaliações. Que complementam gradativamente o PPP. O fato é que exercer a coletividade na elaboração do PPP é de extrema importância, isto porque a educação não se faz de forma isolada, ela é ampla, coletiva e contextualizada. E quando bem efetivada tende a conduzir ações positivas rumo a resultados coerentes. É exatamente isso que se busca na escola pública atual.
O item acima citado faz parte da gestão democrática, assim como o exercício do ensino e da aprendizagem na sala de aula. É a busca constante de uma escola viva que seja capaz de promover o crescimento tanto pessoal quanto social do seu público.
REFERÊNCIAS
FERRETTI, C.J. ARAÚJO, R.L. FILHO, D.L.L. Brasil, Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I – Caderno V: organização e gestão democrática da escola - Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Curitiba: UFPR/ Setor de Educação, 2013.
VASCONCELLOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do Projeto PolíticoPedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: SP.Papirus, 2004.
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