O PPP e a gestão democrática

Caderno V
Orientador: Cássio Adriano Lombardo
Cursistas: Francisca Germiniano Pereira
        Jozemar Robassa Junior
        Lucilene Santana da Silva
        Wagner da Conceição Moreira

Gestão Democrática e o PPP.

O Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga tem seu Projeto Político Pedagógico constituído e, assim como todos os outros estabelecimentos, sempre está atualizando este documento, seja incluindo práticas pedagógicas, projetos ou alterando-os de acordo com as necessidades e futuras atividades a serem desenvolvidas no colégio. Todos tem conhecimento do seu conteúdo e a importância deste documento, porém, é sabido que devido a falta de profissionais na equipe pedagógica, o trabalho de construção e reconstrução do mesmo fica a encargo de apenas uma profissional, a qual procura realizar uma pesquisa junto à comunidade escolar, corpo docente e discente, com o intuito da instauração de uma gestão democrática eficaz.
O Projeto está em sua fase final de formulação e, para tanto, propomos quatro atividades a serem aprovadas e implantadas para o próximo período letivo, pois a partir do momento em que são contempladas no PPP, as mesmas passarão a ter sua carga horária contada como dias letivos e, oficialmente podem constar no calendário escolar sem prejuízos aos estudantes e docentes quanto ao desenvolvimento das demais tarefas.
Sabemos que a gestão democrática existe, tanto no papel quanto na prática, entretanto temos a consciência de que poderia ser mais incisiva, o que não a enfraquece nem a desmerece, contudo, o fato da instituição funcionar em dualidade administrativa com um estabelecimento municipal e a maioria dos alunos serem oriundos dele, faz com que os mesmos e seus representantes legais herdem alguns “vícios” da administração desta instituição, tais como não serem ativos nas atividades propostas pela escola municipal (semanas de integração, reuniões, entregas de boletins), fator este que dificulta o processo de instauração da gestão democrática junto a comunidade escolar.
Desta maneira, as propostas das quatro semanas visam aproximar todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, envolver as disciplinas por áreas de conhecimento e proporcionar à instituição atividades que oportunizem também, a realização de práticas com os alunos e seus responsáveis (aumentando a participação destes nas vidas dos filhos na escola), realizando e fortalecendo o princípio da gestão democrática, que é a participação de todos nas decisões e realizações dentro do estabelecimento de ensino. Para tanto segue tabela com Quadro Demonstrativo das Ações Propostas para o Projeto Político Pedagógico.  

Referências:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acessado em 04 de dezembro de 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br.

Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga.