O perfil do sujeito matriculado no Ensino Médio da Escola na qual leciono- Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira (Curitiba)

O perfil cultural dos jovens matriculados na escola na qual leciono é heterogêneo. Dentro do contexto escolar é perceptível entre estes jovens a busca de uma identidade social ligada a algumas tribos urbanas vinculadas a um ambiente social condizente com bairros periféricos das cidades brasileiras. Esta identidade é reforçada nos aspectos visuais por meio de roupas de marca correlacionadas ao movimento hip-hop e a prática do skate, em maioria e, em outros casos, ligados uma cultura por eles batizada de “nerd” onde cultuam séries de televisão, HQs e jogos de RPG e literatura de massa. O gosto musical destes jovens reflete uma tendência para os gêneros ligados à jovens de classes populares como o hip-hop, o funk, o reggae e o rock comercial.
O perfil social e econômico reflete jovens oriundos de classes populares que procura conciliar os seus estudos com cursos complementares que destinam uma opção de ingresso no mercado de trabalho, principalmente com o auxílio do programa Menor-Aprendiz. No entanto, em muitos casos estes jovens acabam por colocar o trabalho como uma prioridade maior do que os seus estudos diárias, acarretando, em alguns casos, no baixo rendimento escolar. Uma possível explicação para este fato seja a dificuldade de estes jovens identificarem utilidade dos conhecimentos gerais em sua prática trabalhista. Outro aspecto a ressaltar envolve a baixa participação familiar no acompanhamento dos estudos diários destes jovens, refletindo em certo descompromisso dos jovens com relação às atividades propostas que tende a acarretar em uma defasagem de conteúdos e baixo rendimento escolar.