COLÉGIO ESTADUAL ALEXANDRA - ENSINO MÉDIO - PARANAGUÁ/PR
ORIENTADORA: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo
GRUPO DE TRABALHO: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein, Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Liliana Andreoli, Marco Antonio Oliveira dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa, Raquel Alves.
De acordo com as experiências extraídas em classe, pode-se afirmar que nossos jovens anseiam por uma vida digna, com mais qualidade e com perspectivas muito positivas para o futuro. Durante a aplicação da atividade também foi possível realizar uma leitura de respostas pessimistas e conformistas sobre o futuro. Muito não veem no futuro como uma modificação das dificuldades e dos sofrimentos do presente. Questionam, ainda, a escola, o porquê de sua existência e qual a sua real finalidade. Pela lógica de mercado a qual estamos todos submetidos, entretanto não necessariamente conformados, muitos jovens acreditam que o objetivo da escola seja recrutá-los para o mercado de trabalho. Ao se demonstrar, por exemplo, os conteúdos das reflexões das disciplinas vinculadas às Ciências Humanas, percebe-se como a lógica capitalista conduz muitos ao pensamento pragmático e utilitarista em que não se sabe dizer ao certo qual o real papel das Ciências Humanas. Nesse ponto, foi de suma importância enfatizar o papel dessas ciências que consiste exatamente em abrir o horizonte de expectativas na transformação de uma sociedade mais justa e igual para todos. Em última análise, a atividade foi produtiva na medida em que oportunizou uma aproximação maior sobre os interesses e conflitos vividos pelo nosso alunado.