O PAPEL DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Edileia de Aquino Ramalho; Eliana Gomes Santana; Eliane de Souza; Elismery Ferreira Macarios; Elizabeth Vidolin Alpendre; Fernanda Caldas Fuchs; Noely Maria Lesnau; Simone Vosne Portela

 

Articular, relacionar e mobilizar conteúdos de modo que os estudantes utilizem os pensamentos matemáticos de indução, lógico-indutivo, geométrico-espacial e não-determinístico, inspirando-os a buscar seu desenvolvimento e planejamento humano, é objetivo desafiador e amplo encontrado no Caderno V, de Matemática, da Formação de Professores do Ensino Médio. Para tanto, compreender cada um desses pensamentos explicitados pelos autores da obra, constitui conceber atividades que possibilitem aos estudantes estabelecer importantes relações. Em um primeiro momento, muitas das escolhas dos profissionais da educação com relação aos conteúdos permite a abertura ou limitação desses diferentes tipos de raciocínios ou intuições. O desejável é que se possa ofertar aos discentes vários tipos de atividades onde diversas sejam as formas de pensar e construir os raciocínios. Sejam elas, interpretar relações, produzir, instigar a pesquisa e a busca pela construção de estruturas que permitam aos estudantes comprovar e chegar a determinado ponto. Por isso, importa e muito a escolha de cada conteúdo a ser trabalhado durante o ano letivo. "Decorar não pode ser sinônimo de raciocinar. (...) É importante proporcionar experiências escolares que promovam o desenvolvimento desses quatro tipo de raciocínios ou intuições" (Brasil, 2014, p.11). Reforçando-se a interdisciplinaridade cujo fortalecimento das relações contextualizadas podem favorecer aprendizagens significativas e a negociação conjunta de diversos pontos de vista, propõe-se fazer interações entre docente e discente favorecendo, dessa forma, ao estudante, principalmente, a apropriação de conhecimentos que estão interligados. Assim, acredita-se que ao experenciar, levantar hipóteses, provar, comprovar com as fórmulas, conhecer teoremas etc., favorece-se a apropriação dos conhecimentos matemáticos. Outra forma de apropriação de conteúdos poderá ser encontrada na curiosidade por meio do bom uso das mídias. Estes instrumentos ao serem utilizados para que a Matemática atinja os objetivos propostos, constituem formas interessantes de se trabalhar os conteúdos de Matemática de maneira interativa e atual. Como sugestão de atividade aproveita-se o esboço do Homem Vitruviano, por Leonardo da Vinci, para abordar diversos aspectos da forma que se transforma. Fazem parte, ainda, dessa pesquisa interativa o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia cujos diferentes aspectos entrelaçam-se e apresentam-se através da interdisciplinaridade. Algumas questões a seguir são sugeridas para o desenvolvimento da curiosidade e da pesquisa. Sobre o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, na Educação Física pode-se refletir sobre a possibilidade de potencializar a ação das passadas, uma vez que já há uma medida perfeita pra que as mesmas ocorram. A saber, um côvado representa o comprimento de seis palmos; um passo/unidade, então, representam quatro côvados. Contudo, de nada adianta, se não se considerar o espírito total de evolução representado no círculo juntamente com a razão dos bens materiais representados no quadrado. Dessa maneira, idealizando-se a pesquisa da própria obra de Leonardo da Vinci, na releitura da obra do Homem Vitruviano (de Vitrúvius).

 Destacam-se, ainda, reflexões de gênero em ambiente escolar, projetos de transversalidade, podendo ser observada na releitura a igualdade entre os gêneros, pois há simetria entre os dois corpos. Pode-se abordar maneiras de solucionar eventuais problemas de desigualdades de gênero na escola com o trabalho para se chegar ao conhecimento; a ciência para a apropriação desses conhecimentos; a tecnologia como instrumento para se adquirir o conhecimento e, finalmente, a cultura como representante da riqueza de um povo, promovendo o desenvolvimento de todos os indivíduos envolvidos. Em Biologia pode-se questionar: o que é biometria? O que é antropometria? O que é ergonomia? Na disciplina de Geografia podem ser adequadas as seguintes questões: a) Sobre o esboço do Homem Vitruviano, responda: em qual país esta obra encontra-se atualmente? R.: Itália; b) O autor desta obra nasceu na República de Florença, que atualmente possui o nome de: ( ) Itália (X) França ( ) Rússia; c) Da Vinci passou seus últimos anos de vida em qual país? R.: França; d) Por que Leonardo da Vinci é considerado um homem com ideias muito à frente do seu tempo? R.: Pelas suas engenhosidades tecnológicas, como o protótipo de helicóptero, o uso de energia solar, uma teoria rudimentar sobre as placas tectônicas. Ainda, podem ser apresentadas as seguintes questões: a) Além de pintor, cite outras três profissões de Da Vinci; b) Explique, com o auxílio do olhar da Filosofia, o esboço do Homem Vitruviano. Então, conforme Piaget, considera-se que o conhecimento matemático construído ao longo da história da humanidade é de suma importância para a nossa vida a ponto de ajudar na formação da nossa personalidade. Quando se pensa no número de séculos que foram necessários para que se chegasse à matemática denominada “moderna” e à física contemporânea, mesmo a macroscópica, seria absurdo imaginar que sem uma orientação voltada para a tomada de consciência das questões centrais, possa a criança chegar apenas por si a elaborá-las com clareza. (Piaget 2005, p.15 apud REIS, 2006, p.12) Dessa forma, observa-se que a Matemática está presente o tempo todo na nossa vida e desde cedo nos deparamos com as mais diversas situações que a envolvem. Lamentavelmente, muitas escolas interrompem esse raciocínio não fazendo ligação entre o que é aprendido nela e as experiências trazidas pelos estudantes na prática social. Deve-se, pois, pensar na Matemática como estímulo para o desenvolvimento mental, refletindo-se a forma de pensar. Quanto antes essa forma de pensar for trabalhada com as crianças, mais se acentuará a aprendizagem significativa desta área. Afinal, superar um desafio, saber enfrentá-lo, faz com que o ser humano perceba que o saber é fundamental para a nossa vida e traz grande satisfação. Considera-se, portanto, a construção do conhecimento para desenvolver o raciocínio lógico, que será usado tanto na área das ciências exatas como em todas as áreas do conhecimento e ao longo da vida. Assim, o protagonismo dos estudantes nas atividades integradoras propostas pela pesquisa e trabalho, constituem ações relevantes para que o ensino da Matemática seja significativo e transformador, reafirmando, uma vez mais, a ênfase na busca por uma formação humana integral.

REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. - Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. BRITO, Neyde Carneiro de; MANATTA, Valdelice L. Bastos. Didática Especial. Editora do Brasil S/A. São Paulo. REIS, Silvia Marina Guedes dos. A Matemática no Cotidiano Infantil: Jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Editora Papirus. Campinas - SP, 2006.