Que relação existe entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciencia, da tecnologia e da cultura?
Não existe uma receita pronta para a pratica pedagógica, é uma reelaboração de conceitos, da concepção de educação e de formação humana, pois é na convivencia que reconstruímos o conhecimento buscando sempre o conhecimento científico. Compreender essa relação trabalho, ciencia, tecnologia e cultura é importante para a organização do currículo do ensino médio pois propicia a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos com enfase na formação humana.
Quantos as questões polemicas sobre as DCNEM acredito o currículo sendo organizado por áreas de conhecimento, em forma de projetos, possa causar um esvaziamento do conhecimento cientifico.Estamos preparados para atuar com tais projetos de forma eficaz? Como manter o aluno no foco da formação do conhecimento cientifico?
Estamos a frente de um novo desafio: como tornar a escola mais agradável aos educando levando como foco principal o trabalho, a ciencia, a tecnologia e a cultura.Enfim como nos moldes atuais conseguir essa tal sonhada formação humana de qualidade.
Quanto as finalidades da educação básica e as relações existentes com o que é realmente praticado na sala de aula penso que num mundo em evolução cada vez mais rápida, é preciso que os alunos investiguem, questionem, construam conhecimentos, utilizem novos meios tecnológicos disponíveis e, sobretudo, ganhem autonomia ao longo da aprendizagem adquirindo, assim, a capacidade de resposta às situações novas que irão encontrar no futuro.
Num mundo onde a ciência e a tecnologia penetram cada vez mais profundamente na vida quotidiana do indivíduo e da sociedade, a escola tem um importante papel a desempenhar, não somente na aquisição de conhecimentos científicos e técnicos, mas também no desenvolvimento de atitudes susceptíveis de assegurar, aos cidadãos do futuro, a aplicação e a avaliação desses conhecimentos (DGEBS, 1993). Neste contexto, a disciplina de Ciências da Natureza pode prestar um contributo muito particular e importante à formação dos jovens, proporcionando-lhes uma educação científica que lhes será útil num mundo necessariamente diferente do atual.Que relação existe entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciencia, da tecnologia e da cultura?