o jovem protagonista

A juventude interage cada dia mais com as tecnologias e as utilizam para produzir e orientar seu comportamento. Acredito que podemos afirmar que elas conduzem a existência de muitos jovens. São jovens nascidos na era digital.
E a escola e os conhecimentos curriculares estão perdendo espaço nessa disputa com o ciberespaço e a cibercultura. Só conseguiremos avançar nessa área se aliarmos toda essa tecnologia existente como ferramenta para facilitar nossa interlocução e nosso diálogo com os jovens. Precisamos ter a cibercultura como aliada do trabalho escolar.
Projetos de vida – toda projeção que fazemos para o futuro vai modelando nossos projetos de vida.
Muitas vezes nos queixamos que nossos jovens, muitas vezes, estão sem ambição e sem perspectiva para o futuro. Esquecemos que nós precisamos orientá-los em suas escolhas. Eles precisam aprender a escolher. E essa escolha é também objeto de aprendizagem.
Trabalho – escola – jovem
A satisfação imediata que o trabalho produz com relação a sobrevivência, o êxodo de uma situação de pobreza e um projeto de vida também imediato é uma cena enfrentada por muitas instituições de ensino para segurar o jovem na escola.
De acordo com as novas DCEs EM, o trabalho é entendido como um dos princípios educativos básicos do Ensino Médio. O jovem então precisa receber uma formação geral para a vida, articulando ciência, trabalho e cultura.