O jovem a partir da ánlise do caderno 2

Nossos jovens fazem parte de um mundo agitado, estudar, falar com os colegas pelas redes sociais, muitos já trabalham e buscam ajudar a família, e os professores dentro desse contexto podem ajudar os mesmo, trabalhando questões de como se comportar no local de trabalho, como fazer um currículo, são coisas básicas que muitos de nossos jovens não tem acesso se não for na própria escola.
Ao realizar a reflexão e Ação, onde sugere que conversemos com nossos alunos sobre a situação da nossa educação, realizei um pesquisa onde questionei  ao 3º ano sobre o por deles virem à escola,  e o que eles achavam sobre a defasagem educacional e como a viam, se  alguém seria culpado por ela, ou melhor se deveríamos culpar alguém por uma educação falha?
O resultado foi fascinante, muitas respostas incríveis, e que trazem a opinião de nossos jovens sobre a educação do qual fazem parte, muitos indagaram que estão na escola, por que o governo obriga e não podem optar, outras disseram que estão na escola, por uma busca de um futuro melhor, querem uma boa profissão, adentrar em uma universidade, e outras oportunidades que o governo pode proporcionar. Em relação a quem é a culpa da defasagem escolar, os mesmos responderam que é um ciclo que vai desde o desinteresse dos alunos a má formação dos professores, governo que não dá uma boa estrutura em algumas das escolas, entre outras.
O interessante de conversar com nossos jovens, é perceber que muitos se auto apontem como um problema da defasagem escolar e que é preciso que todos do ciclo se conscientizem, e que nossos alunos se sintam parte importante da escola.