De acordo com as leituras, análises, argumentações e questionamentos realizados no dia, e de acordo com pesquisa realizada com alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno, expomos os seguintes resultados:
Em primeiro lugar deve haver um consenso de que o professor está na escola para ensinar e o aluno para aprender, porém, alguns alunos não sabem exatamente no que pretendem atuar após seus estudos, por isso não valorizam seu aprendizado, não percebem a necessidade do esforço ao aprendizado, por isso, alguns são obrigados a permanecer na escola, outros estudam apenas para obter o diploma e/ou pela imposição da empresa onde trabalham, e quanto aos professores, alguns trabalham pelo salário e simplesmente expõe o conteúdo.
A relação do professor e aluno muitas vezes é prejudicada por fatores sociais e econômicos que inclui a família, a sociedade e demais relações sociais.
A escola deveria ser um ambiente atrativo e que o leve ao interesse pelo conhecimento e permanência, porém não está preparada para isso, por falta de estrutura física e humana, ela não consegue reabilitá-lo, nem transformá-lo e tampouco resolver todos os seus problemas.
É mais do que urgente e necessária a interferência dos órgãos de saúde, psicologia, econômicos, e outros a fim de que cumpram com o seu trabalho eficazmente quanto à assistência nos problemas existentes que impedem o acesso ao aprendizado escolar.
As estratégias são importantes para o reconhecimento mútuo do professor-aluno-direção-regimento escolar. O ideal é não tratar a juventude como um problema, mas como um desafio.
Ao compreendê-lo é possível lidar com a situação, e quando sabemos lidar com a situação ela não se torna mais um problema, um peso.
Como exemplo de estratégia, podem ser desenvolvidas palestras participativas sobre diversos temas, além do conteúdo expresso no currículo escolar, como os relacionados a drogas, valores, meio ambiente, levar o aluno ao reconhecimento do problema e mostrar a ele que é possível resolver ou amenizar. Introduzi-lo no meio econômico e fazê-lo perceber que a escola é um ambiente que se deve permanecer por um grande tempo em sua vida, a fim que ele possa estar sempre se atualizando, obtendo informações que trarão uma qualificação de sua mão de obra. E que a base para essa qualificação são os estudos preliminares que ocorrem até o ensino médio. Fazê-lo entender que na vida devemos estar sempre estudando. Porém, deve ser feito com prazer e espontaneidade para o seu bem estar.
Conforme pesquisa de informações obtidas sobre o dia a dia dos alunos, sobre como utiliza a internet ou o celular, obtivemos o seguinte resultado:
- Apenas 10% não têm computador com acesso à internet, portanto, pesquisas e acesso são realizados em outros ambientes, como na escola e/ou trabalho.
- 90% dos entrevistados possuem celular com acesso a internet.
- Dos aplicativos que mais usam no computador ou no celular são: 47% usam o WatsApp, 42% usam o Facebook , 9% usam outras fontes, como pesquisas e notícias, e 2% não usam nenhum aplicativo.
- Quanto ao tempo de horas que ficam conectados, 31% dos pesquisados permanecem conectados mais de doze horas, 9% até doze horas, 6% até dez horas, 7% até oito horas, 12% até seis horas, 14% até quatro horas e 19% até duas horas. 2% não se conectam.
- Ao perguntar se utilizam a internet para estudar, o resultado foi: 27% sempre utilizam, 39% deles eventualmente estudam pela internet, 27% raramente estudam pela internet, e 7% nunca utilizam esse meio para aprimorar seus estudos.
- 57% dos alunos acham que o que conversam pela internet são assuntos de pouca importância. Quando querem conversar sobre um assunto relevante, preferem que seja feito presencialmente.
- Quanto ao rendimento escolar com a liberação do uso de celulares em sala de aula, 46% dos alunos entrevistados acreditam que o uso de celular não interfere no aprendizado em sala de aula; 50% acreditam que poderia ser usado em alguns momentos como meio de pesquisa; e 4% acreditam que não deve ser usado celular em sala de aula.
Diante dessa pesquisa, percebemos que uma pequena parcela de estudantes está consciente de que a internet pode ser usada de forma adequada de complemento para seus estudos, e outra pequena parcela, infelizmente, não tem acesso aos meios tecnológicos que poderiam ser muito bem aproveitados. Quanto ao uso de celulares em sala de aula, acreditamos que poderia, sim, ser usado em favor dos estudos, porém, ainda não temos plena segurança de como utilizar.
Podemos ser parceiros a partir da participação de projetos implantados pela escola, equipes pedagógicas sobre temas diversos além do conteúdo curricular, a fim de proporcionar aos estudantes o conhecimento complementar sobre os diversos temas da atualidade, da realidade em que ele vive. Esses trabalhos poderiam ser baseados e aproveitados pelo conhecimento que ele adquire no seu dia a dia. Aos que não trabalham, quais são os seus anseios, o que fazem, o que desejam profissionalmente e socialmente no seu futuro. Assim, será possível conhecê-lo, compreendê-lo e guiá-lo melhor.
Professoras: Cecilia Bernardi Reginatto, Ivone Vicenzi, Cristiane Seli Staudt, Beatriz Kray