Manoel Tomé da Silva Neto
Col. Est. Olivo Fracaro
Não é só na educação que temos esse péssimo abito de procurar culpados em detrimento de trabalhar em busca de soluções. Temos consciência que a educação do jeito que está não dá para ficar, o que fazer então? é em cima destas questões que temos que focar nossos esforços e não ficar buscando um bode expiatório para culpar, e quando acharmos vai mudar alguma coisa? Ou será que estamos procurando esse culpado para nos eximirmos da responsabilidade de encontrar soluções. O ser humano é passível de falhas então temos que ajustar o sistema para que os efeitos dessas falhas sejam minimizados.
As pesquisas apontam para um aumento nas conversas pela internet no entanto não é nem necessário conhecer as pesquisas para ter noção desse fato, basta ver o crescimento das redes sociais, logo vamos procurar uma maneira de usar esse crescimento a favor do aprendizado.
Com relação a importância, esse é um ponto muito polêmico, o que realmente é importante, existem coisas mais ou menos importante, como comparar? Penso que não podemos dizer que algumas coisas são mais importantes que outras, por isso sempre que possível uso o que o aluno acha importante no contesto do que eu acho importante no desenvolvimento de seu aprendizado, não fico medindo força, visto que não é esse o meu objetivo e sim fazer com que ele entenda o que estamos trabalhando e se consigo adaptar sua curiosidade ao conteúdo, porque não usar já que ele demostrou interesse nisso.
No intuito de usar o que eles sabem ou fatos de seu cotidiano para ilustrar as aulas e levar um pouco de soluções práticas, converso muito com eles e nessas conversas tenho percebido que em muitos casos eles não sabem quais são os seus direitos e os seus deveres no mundo do trabalho, e com relação aos direitos os empregadores não estão muito interessados em instrui-los, por vezes até o contra cheque deles têm erros, que eles não percebem por falta de conhecimento, ai entro com o conhecimento mostrando que o estudo é essencial para a formação plena do cidadão.