O JOVEM E O ENSINO MÉDIO/DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO HASDRUBAL BELLEGARD - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROF. JORGE VANDERELEI KIRST - EP. EM METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CADERNO 2 - AÇÃO E REFLEXÃO - COMENTÁRIO GERAL

Numa abordagem rudimentar, segundo Mittler(1), a escola também é um organismo social, que ampliou as interações no seu coleivo, onde os grupos se identificam de acordo com as vivencias: são várias juventudes, tribos, atitudes, comportamentos, aspectos corporais e visuais; longe daquela escola que se preconizava como um clichê que na prática era terminar o ensino médio. O que se pensava como conteúdo "versus" formação huma, atualmente se invertem as polaridades dos SIGNIFICANTES e SIGNIFICADOS - antes dos conteúdos, as relações humanas; em suma, relacionamento. Nesse campo de relações situa-se a formação do cidadão (aluno e professor); mas ual é o objetivo do curso? Por que a Secretaria da Educação manifesta uma ameaça aos professores de que se não postarem no GER os materiais de estudo, não receberam certificação? Surge a utopia ao que um grau de cidadania, tão elevada, depurada, que a escola seria um órgão conciliador, ou seja, um complemento. Partindo do uma premissa, quem foi que disse que o professor tem o poder e/ou deve decidir o futuro de alguém? Francamente, eu ainda acredito no jogo livre da superação, de Pichòn-Riviére. Podemos ter caminhos para se fazer entender pelo aluno, mas sem se igualar; exemplo: " - Você é rebelde, então sabe que tem as consequências". A legislação converge no que o sistema se fortaleça numa construção simbólica de valores humanos, quando na verdade,  é o indivíduo que não aceita seus limites.

Permanece mais um dos desafios da educação no que se refere ao método para se utilizar:

- Qual é o processo que poderá ser utilizado para que o aluno aprenda?

1. Quando não se tem um fundamento delimitado, mais apropriado seria abordar de forma simples para se partir por ângulos específicos. Ademais, pois sob uma ótica particular, Mittler me conforta como um conhecimento poderoso e um filtro intelectual.