O jovem do Ensino Médio

CADERNO 2 – O JOVEM

 Não há culpado à um choque de gerações. O professor (a) espera lidar com estudantes de acordo cm a época que foi formado para aquele modelo de sociedade, sendo que nossos jovens são outros, a própria sociedade mudou e a escola como instituição parou no tempo.Precisamos de uma nova concepção de educação, que atenda às expectativas dos estudantes do Ensino Médio atual. Levando em consideração as especificidades de cada estudante, principalmente na área científica-tecnológica-cultural. Muitas vezes pre-julgamos nossos jovens pela sua forma de se vestir. Devemos evitar estereótipos. O professor deve desenvolver estratégias que aproximem mais à realidade da nossa atual sociedade, esquecer o modelo ultrapassado para atingir nossos estudantes. Devemos oportunizar momentos para os educandos manifestarem seus talentos, anseios e valores presentes em nossos jovens. Bem como gincanas culturais, oficinas, aulas de campo, utilização das novas tecnologias (internet), entre outros.

 Todo diálogo que possibilite a comunicação e reconhecimento e o respeito entre professores e alunos é válido, visto que, pode romper barreiras, preconceitos e paradigmas. Entendemos, entretanto, que nosso espaço escolar não esta preparado para absorver essas múltiplas culturas e tecnologias apresentadas pelos jovens estudantes. Da mesma forma os métodos proximais, ou seja, partir do universo dos alunos para construir saberes, seria interessante, porém, temos de tomar cuidado para não ficarmos apenas nisso, correndo o risco de um esvaziamento de conteúdos curriculares. Não é uma questão do que temos que ensinar, mas do que os educandos precisam aprender para refletir, reconhecer-se, tornar-se autônomo, crítico e participativo de sua sociedade, desenvolvendo suas potencialidades.

Uma das formas de, nós, professores  sermos parceiros e coconstrutores de projetos para o futuro dos jovens é estabelecer um contato do aluno com diversas áreas do mercado de trabalho, como feira de profissões e palestras com profissionais de áreas específicas, mostrar a importância de um planejamento de vida e o “melhor” caminho a ser seguido, além de proporcionar espaços dentro da sala de aula com trabalhos expositivos que farão com que ele desenvolva habilidades discursivas, de convivência e de liderança no mercado de trabalho. Os alunos inseridos no mercado de trabalho estudam, geralmente, no período noturno e seus direitos e deveres como trabalhadores já são de certa forma conhecidos. Já os alunos que estudam no período diurno tem uma visão mais diferenciada do mercado de trabalho, a maioria visa, primeiramente, o Ensino Superior para depois inserir-se no mercado de trabalho. O espaço escolar, construído pela comunidade escolar, influencia os jovens em suas escolhas e projetos de vida. Uma escola onde os alunos tenham a capacidade de argumentação, para a defesa de seus pontos de vista, proporciona uma boa relação entre escola e trabalho.