O Jovem como Sujeito no Processo de Aprendizagem

Colégio Estadula Protásio de Carvalho
Jisele Cristina Tesserolli de ramos
Célia Regina cardoso
Patrícia Svolenski
Luciane Dorea da Silva Kramek
Angélica Cristina de Almeida
Simone Aparecida Fiorati

Caderno II -  Desafio do Passinho

Após os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio assistirem o vídeo "Desafio do Passinho: uma forma de expressão corporal e sociocultural?", envolvemos a comunidade jovem em um diálogo sobre as questões propostas pelo "Reflexão e ação". De uma forma geral, os alunos dos 9° anos, que ingressarão no Ensino Médio, se mostraram muito imaturos nos seus questionamentos e as suas respostas foram muito evasivas. Todos os grupos, porém, concordaram que o Funk não faz parte da cultura da comunidade na qual eles vivem e, ainda, que não basta introduzir hábitos juvenis na escola, mas sim dar estrutura para o desenvolvimento de atividades próprias de cada região. Foram sugestões dos adolescentes: construção de anfiteatros e salas próprias para música e desenvolvimento de atividades socioculturais.
Com relação à internet, foi enfatizado pelos jovens a segurança que sentem ao usá-la. A perda da timidez, foi muito comentada: os adolescentes sentem insegurança ao se expressar pessoalmente e acabam não o fazendo por medo da reação dos outros. O poder "deletar" o que foi dito e repensá-lo também foi comentado como vantagem. Apesar disto, a questão da não confiabilidade na internet também foi largamente colocada em discussão.
Até aqui, os jovens tem se mostrado conscientes de que a culpa não é de um determinado setor da sociedade, pois todos devem fazer a sua parte. Para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, a maior preocupação não é trazer a cultura de fora (das ruas) para a escola, mas sim cursos profissionalizantes, necessários para o mercado de trabalho, oportunizar o currículo preparando o jovem para a competitividade do mundo profissional e social no que diz respeito a empregabilidade e a formação acadêmica.