Manoel Jair dos Santos.
O Jovem como Sujeito do Ensino Médio
Atividade individual caderno 2
O Desafio do Passinho
O documentário “desafio do passinho”, foi apresentado para os alunos de biologia, física e química da modalidade coletiva, após apresentação, foi promovido um debate envolvendo o tema do documentário e o uso das tecnologias no ambiente escolar e social pelos alunos.
A grande maioria dos alunos apresentaram suas observações e participaram ativamente na discussão. Os pontos mais relevantes deste debate estão relacionados a seguir:
- O uso indiscriminado da internet através das redes sociais, pelos alunos jovens adultos, ocorre de uma maneira ilimitada dentro do ambiente escolar quanto fora dele. As escolas precisam de projetos que envolvam os alunos, como gincanas e jogos escolares.
- Os projetos escolares, quando envolvem os alunos, tiram estes das ruas e da ociosidade. O desafio do passinho desenvolvido nas escolas do Rio de Janeiro é um exemplo disso.
- O uso da internet pelos alunos, pode ser para o aprendizado mas pode também ser utilizada como passa tempo, de forma que, deve ser usada com moderação e sem desrespeitar as pessoas.
-Existe uma diversidade de culturas no Brasil as quais podem e devem ser usadas no ambiente escolar, para que a escola fique mais atrativa.
- As tecnologias quando usadas corretamente são importantes ferramentas para o aprendizado escolar.
- O relacionamento entre as pessoas de uma família, grupos de amigos, no ambiente de trabalho ou ainda em salas de aula é comprometido pelo uso indiscriminado dos celulares.