CADERNO TEMÁTICO 2 - O JOVEM NO ENSINO MÉDIO
O cotidiano escolar atual convive com uma série de problema, principalmente na questão da indisciplina e da importância dos estudos na vida dos jovens. Neste contexto, o dualismo de culpa insere-se da seguinte forma: os alunos encaram a escola como local enfadonho, sem atrativos e sem perspectiva, e o professor, desvalorizado e desmotivado, se culpa pela crise da qualidade e desempenho nas escolas.
Nesta realidade, o desafio a ser enfrentado reside na busca pela compreensão e o respeito do que significa "ser jovem e estudante" na atualidade. O professor deve conhecer o mundo de seus alunos, principalmente durante o Ensino Médio - fase escolar paralela às várias transformações biológicas, físicas e psicológicas e de inserção social dos adolescentes. Conhecendo este mundo, o docente terá condições para compreender sua atuação enquanto norteador da formação de cidadãos.
É necessário que as práticas reconheçam, na juventude, suas potencialidades e possibilidades, e não apenas os problemas dessa fase da vida. Que a escola construa, em conjunto com os próprios alunos, um perfil social, cultural e afetivo, auxiliando na formação da identidade desses sujeitos e constribuindo assim para o sucesso futuro dos mesmos. E essa compreensão deve ser feita no contexto dos alunos, de sua comunidade, de sua cultura, e avaliando as inúmeras inovações tecnológicas nas quais os jovens, em sua maioria, estão inseridos.