O Jovem como sujeito do Ensino Médio - Caderno II

Colégio Estadual Ulysses Guimarães - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante.
Curso: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Caderno II: O jovem como sujeito do ensino médio.
Equipe: Idilmar Machado Ferreira
                        Jussimara Aguirre Malherbi
                        Magda Regina Pereira Burgath
                         Leonirce Filomena Rossini
                        Rosana Rodrigues Martins
                         Valéria de Oliveira Fernandes

CADERNO II - O jovem como sujeito do Ensino Médio

O caderno ao tematizar o jovem como sujeito do Ensino Médio, a partir do questionamento “planejar estratégias para que se estabeleça o diálogo com os nossos jovens, no âmbito da construção de um projeto para o futuro”, a Instituição Escola tem posto seus objetivos, para orientar e dar bases com fundamentos para que o aluno conviva e atua em sociedade, entretanto não se explicita as finalidades dos níveis e modalidades de ensino para as famílias e alunos, bem como não se apresenta um currículo que culmina em aprendizagens significativas e praticidade do mundo do trabalho moderno.
Na sequência, e com a perspectiva de que ela (Instituição Escola) “tem as regras, por sua vez, também não são aplicadas igualmente a todos, nem mesmo em contextos semelhantes”, embora todo o trabalho pedagógico seja vista com seriedade que resulta em atividade humana e em bens de serviço em proveito de outrem que o remunera, sugere-se que a escola elabore um projeto que atenda, também, instruções e orientações em prol às aprendizagens significativas e para o mundo do trabalho moderno, que compreendam:
• Reuniões com os pais, visando esclarecer as possibilidades de encaminhamento, com opção profissional, como a exemplo dos cursos técnicos e da funcionalidade do propedêutico; de programas que amparam bolsas de estudos para alunos cursarem o Ensino Superior; e programas como jovem aprendiz e primeiro emprego;
• Promover feira de profissões para alunos, com profissionais que já atuam na área; e
• Promover feiras culturais e profissionais dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos níveis fundamental e médio e curso profissionalizante, do Colégio que fazem parte, com abertura à comunidade.
Por meio destas propostas, alunos e suas famílias apropriar-se-ão das possibilidades de formação disponíveis, idealizando assim o jovem que queremos.