O Jovem como Sujeito do Ensino Médio

Podemos definir juventude como uma fase da vida que vai da infância até a vida adulta, período em que o individuo constrói sua identidade a partir de seus interesses e de suas relações com o mundo. Nesta

etapa acontecem várias transformações biológicas, psicológicas e de inserção social que levam muitos, ou a maioria, a comportamentos e atitudes considerados pela sociedade como rebeldia e revolta. Isso acontece geralmente porque o jovem se sente incompreendido, pois cada individuo encara as transformações de formas diferentes, assim, podemos dizer que há uma diversidade de "ser jovem", pois  cada um constrói o  próprio modo de ser, passo fundamnetal para compreender suas experiências, necessidades e expectativas.
A tarefa da escola é entender estes jovens e contribuir para que possam realizar as melhores escolhas para o futuro, constituindo seus próprios acervos e valores. São muitos os desafios dos profissionais da educação para cumprir sua tarefa. Um dos desafios é compreender este "ser Jovem" no contexto das transformações sociais e da multiplicidade de caminhos existentes, eles precisam ser percebidos como sujeitos de direitos e de culturas e não apenas como objetos de intenções educativas, precisam ser enxergados como jovens a partir de suas identidadesculturais, seus gostos e valores produzidos além dos muros da escola. A escola pode escolher significar oportunidades para a criação de espaços de mediação cultural entre os diferentes mundos vividos pelos jovens estudantes. Outro desafio é a influencia da tecnologia digital no cotidiano dos nossos alunos, a internet e o celular são elementos muito presentes e constitutivos dea cultura juvenil. As transformações na relação do jovem com o acesso às informações e à tecnologia preocupam os professores, pois interferem na aprendizagem e utilização da leitura e da escrita. Portanto precisamos usar estes recursos à favor da educação, com práticas pedagógicas inovadoras, desafiando o jovem a usar as tecnologias de forma critica, para que conheça seus beneficios e não se deixe dominar por ela. Precisamos levar em consideração que é na juventude que começam projetos de vida, pensar no futuro. Ter um projeto de vida ajuda a organizar  planejar as ações futuras: a escolha da faculdade ou não, da  profissão, do namoro. Os planos idealizados podem ser concretizados no decorrer dos anos ou simplismente modificados de acordo com as circunstancias, valores, momentos, contextos, etc., é preciso aprender que são responsaveis pelas escolhas que fazem. Os jovens precisam ser estimulados a projetar e acreditar em seus senhos e desejos.
A condição social e econômica também interferem na vida, nas possibilidades e sentidos que assumem na vida. Dependendo da situação, o trabalho é uma forma de sobrevivencia, recurso para sustento da familia, para o lazer, para o namoro para o consumo, é uma responsabilidade de vida adulta que faz com que o jovem entre no mundo do trabalho mais cedo, o que às vezes interfere na sua aprendizagem ou o impede de continuar os estudos. Isso não ocorre do mesmo modo para todos, alguns tem a oportunidade de preparação para o mundo do trabalho. Não dá pra esquecer que o Ensino Médio é etapa final da Educação Básica, devendo formar para a vida, para o trabalho e para a continuação dos estudos.
A organização da escola também precisa considerar o território de referência, ou seja o local onde o jovem vive e com quem convive. A partir de sua realidade, eles acumulam saberes e utilizam diferentes linguagens: girias. Estes elementos constituem a base para a história de vida dos individuos e fornecem elementos significativos que podem ser considerados no curriculo escolar.
É importante que os estudantes do Ensino Médio aprendam a participar democraticamente da escola onde frequentam, para desta forma exercitar a cidadania pela participação, presença ativa nas decisões escolares, aprendendo a respeitar , perceber e reconhecer as diferentes opiniões. Momentos de participação podem desenvolver habilidades discursivas, de liderança, de convivência e de convivio na esfera pública, estimulando aprendizagens, melhoria na escrita, na oralidade e argumentação.
Considerando que a expansão da escolarização traz para a escola novas gerações que trazem consigo experiências vividas numa sociedade desigual, é importante desenvolver ações que integrem e promovam relações de amizade e respeito entre os próprios alunos e com os educadores. A escola também é lugar de fazer amigos,compartilhar experiências, valores e delinear projetos de vida. O professor também tem um papel importante nesta relação, promove a mediação entre o ser jovem e o ser estudante.