O Jovem como Sujeito do Ensino Médio

Professora: Maria Imaculada Coco da Silva
Professora de Língua Portuguesa

Construindo uma noção de juventude
As escolas mesmo sem muita estrutura física e técnica devem acolher seus jovens como estudantes e tratá-los  como estudantes para que não percamos eles para o mundo. Compreende os jovens seria simplificar uma realidade complexa que  envolvam elementos culturais  , econômicos e sociais que estruturam as sociedades. Juventude é uma construção histórica, é uma representação, é transformação do indivíduo numa faixa etária. Juventude não  corre uma etapa, muito menos um movimento de preparação e sim, um marco para o futuro sem representações negativas para seus ideais. A juventude nunca acaba porque nela se está jogando e afirmando traços profundos da personalidade que nos acompanharão por toda uma v ida. É preciso cuidar desses jovens para não transformar a juventude em idade problemática, confundindo-a com os problemas que possam lhe atingir,  pois muitos desses problemas que consideram ser da juventude não foi produzidos por eles. Os problemas que atingem o jovem podem ser vistos como expressão de necessidades e demandas não entendidadas. Isso pode resulta no reconhecimento de um campo de direito desencadeando novas formas e conteúdos de políticas com potencialidades e possibilidades não apenas a partir de seus problemas.