Temática 2
14/08/2014
O Jovem como Sujeito do Ensino Médio
Um dos grandes problemas que tem-se observado nos últimos anos é a distração dos jovens e adolescentes pelo mundo da informática, é claro que quando se tem consciência de como a utilizar de maneira adequada a mesma tem grande importância no sistema de aprendizagem, mas o problema esta em não saber utilizar na hora certa, redes sociais, jogos online, entre outros se tornam muito mais importante de que qualquer outra coisa.
Quando o jovem chega ao ensino médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas. Assim, nesta etapa de desenvolvimento dos jovens, os responsáveis podem contribuir para o trabalho pedagógico da escola tomando algumas atitudes como, estar ligado aos acontecimentos semanais.
A participação de nossos jovens na gestão da escola proporcionará um melhor conhecimento do funcionamento da escola e de toda a comunidade escolar propiciará um contato permanente entre professores e alunos, o que leva ao conhecimento mútuo e, em conseqüência, aproximará também as necessidades dos alunos dos conteúdos ensinados pelos professores.
O aluno aprende apenas quando ele se torna sujeito da sua aprendizagem. E para ele tornar-se sujeito da sua aprendizagem ele precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola que faz parte também do projeto de sua vida. Passamos muito tempo na escola, para sermos meros clientes dela. Não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem.
Fonte:
Formação de professores do ensino médio parte I temática II