Curso SIS MÉDIO
Marechal Cândido Rondon
Núcleo: Toledo
Colégio Estadual Eron Domingues
Orientadora de Estudos: Neiva Maria Fritzen
Cursistas: Cleber Ensgter, Daniela Juliani K. Follmann, Dorotéa Barbosa, Ivanete Barbosa, Judite Veranisa Schimitt, Krummenauer, Maristela Lúcia Dupond, Vera Lúcia Greco Syperreck.
Caderno 2
O perfil social, cultural e econômico dos alunos matriculados no Ensino Médio é de classe econômica média, com acesso cultural, atividades esportivas, baixo rendimento salarial no âmbito familiar o que leva os jovens a trabalhar cedo, falta de perspectiva e ambição quanto aos estudos, famílias desestruturadas emocionalmente e com dificuldades de impor limites aos seus filhos o que leva o envolvimento de seus membros e dos jovens com bebidas alcoólicas e drogas.
Um dos problemas dos alunos do Ensino Médio em sala de aula é a indisciplina, falta de respeito com os professores e os próprios colegas em si, agressões verbais e físicas, e o descompromisso com os conteúdos escolares e também a falta de concentração em sala por estarem utilizando os celulares e não conseguir prestar atenção nas aulas.
Os jovens começam a dizer que a escola pouco acrescenta em sua formação. Transmitindo assim, a culpa no professor por não satisfazer sua necessidade e interesse fora da escola.
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio Brasil, (2012), apontam que a centralidade de jovens estudantes como sujeitos do processo seletivo.
A falta de diálogo entre pais ou responsáveis com seus filhos leva os jovens a rebeldia e relacionamento sexual muito cedo sem preocupações com DSTs ou gravidez indesejada.
Outro fator é a obrigação do comparecimento na escola para não perder a bolsa família.
O professor do Ensino Médio deve ter o conhecimento sobre o estudante jovem e superar a diversidade dos diversos estereótipos da juventude para reconhecer, entre os sujeitos (em construção de suas identidades e visão de mundo), as características, necessidades e direitos dessa população em formação. É um saber que lhe permitirá uma docência relevante, ou seja, que contribua para o cumprimento dos objetivos – legais e efetivos – do Ensino Médio.
Os jovens que se constroem como sujeitos no Ensino Médio são diversos. Possuem uma diversidade por seu pertencimento social e identidade individual e também por sua identidade como o sujeito que têm tempos e espaços a construir.