O Jovem como Sujeito do Ensino Médio

Etapa I - Caderno II

Iniciamos nosso diálogo falando do “jogo de culpados” na escola. Como “virar este jogo” e construir novos relacionamentos entre professores e seus jovens estudantes?
Podemos promover eventos culturais e esportivos que tenham a participação da comunidade escolar (principalmente professores para melhorar o relacionamento dos professores x alunos) e para que isso ocorra é necessário que rompamos com as amarras internas, ou seja, as resistências do meu eu, e assim promover uma ação coletiva que possamos rever esse jogo.
O fortalecimento do grêmio estudantil pode servir para o protagonismo juvenil, através do qual os alunos serão ouvidos e levados a sério.
Podemos também realizar quermesse com intuito de aproximar a comunidade e escola, dentro de um espaço comum, onde todos teriam a participação no evento e assim sentindo valorizado e integrado neste espaço. (família, aluno, professores, funcionários). Por meio destes eventos, tentaremos nos aproximar e diminuir a distância que existe no relacionamento entre professores e alunos, comunidade e escola e construindo novos relacionamentos que possibilitem uma melhora no ambiente escolar, e que o aluno sinta atraído a vir e participar deste espaço que é a escola.
Devido às múltiplas funções atribuídas a escola, percebesse que ela perdeu a sua identidade e foco. Essa situação é como um vulcão que está sempre em erupção, provocando o derramamento de problemas e conflitos. Assim, ficamos perdidos, sem rumo, porque tem muitos aspectos que são subjetivos, os quais influenciam muito o contexto escolar, e dependem muito do momento em que se encontra a sociedade, mas concordamos que grande parte dos alunos e dos professores não sabem para que serve a escola nos dias de hoje.

2)  Os jovens nativos digitais necessitam estar todo o tempo conectados.  Parecem ser portadores da nomofobia, o medo de ficar sem tecnologia, sem conexão com o mundo. Ficam sem rumo quando não estão conectados, isso mostra a dependência do mundo virtual nas suas vidas. Alguns jovens se relacionam muito mais pelas redes sociais, do que presencial, onde podem ficar ocultos ou expostos, sem privacidade e sem segurança.

3)  Uma maneira de provar aos alunos que os esforços que eles mostram durante o período em que estão na escola será muito bem avaliado, é trazer para dentro da escola exemplos de ex-alunos que obtiveram sucesso pessoal em sua vida profissional ou empresarial. Outra oportunidade de construção de um projeto continuo e sólido que apresente resultados positivos é também convidar instituições como o SEBRAE e empresas, para que falar sobre funcionamento, segurança, contrato trabalhistas, leis e situação do mercado de trabalho.

 

Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento - EFM

Profesores Cursistas:  Daniel de Oliveira, Eli Cristina Paz, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos,Nelson Ribeiro, Silmara da Silva, Silvia Jocowski, Simoni Vigiano.

OE Everton Souza