o Jovem como Sujeito do Ensino Médio

O JOVEM COMO SUJEITO DA ENSINO MÉDIO
É difícil definir o que é ser jovem nos dias atuais, como diz o texto ser jovem não é tanto um destino, mas é a escolha de transformar e dirigir uma existência, é a ponta de iceberg, que deseja ser compreendida para poder traçar seus desejos. Hoje os jovens apresentam uma maior autonomia para adentrar ao mundo dos adultos e assim construir as próprias identidades culturais, o jovem precisa construir sua identidade e entender que ela não está pronta e acabada.
As tarefas educativas são várias para os jovens, entre elas está, em contribuir para que eles possam realizar suas escolhas, para que isso aconteça precisamos aproximarmos mais destes e buscar entende-los.
Os jovens inteligentes e podemos destacar isso quando relacionamos eles com as tecnologias, elas estão cada vez mais presente no nosso dia a dia e são as mais variadas, sendo que todas são usadas por eles e quando não estão usando, ou conectados se sentem fora do mundo, com isso, podemos classificar os jovens como geração nascida na era da internet. Toda essa tecnologia traz uma preocupação para nós educadores, que é a forma como ela é utilizada, poderíamos fazer uso da mesma em sala de aula, mas antes eles teriam que aprender a usá-las, sendo assim, os mesmos utilizariam somente para pesquisa do conhecimento cientifico, já fora da sala de aula podendo estar conectados a diversas redes. Não queremos priva-los destas tecnologias, queremos sim que aprendam a usar a seu favor, fazendo uso seguro e crítico e não deixando se dominar por ela.
A escola também é um projeto de vida e de trabalho para os jovens, esses dois fatores podem ser usados de forma bem diferente por eles. Uma das formas é o jovem que busca os estudos para investir em uma vida profissional, é o que todos deveriam fazer, também temos aqueles que devido ao trabalho deixam de estudar, pois os objetivos deles passa a ser outro, sustentar a família ou ajudar nas despesas de casa, tentar manter um status, etc. A escola tem um papel importante é incentivar os que já pensar em estudar para buscar uma profissão e os que acabam por pensar em desistir da escola pelo trabalho fazendo com que isto não aconteça.  Nós profissionais da educação podemos ser parceiros e auxiliar esses jovens a construir seus projetos de vida.
A escola é um espaço de convivência, aprendizado, fazer amigos, compartilhar experiências e formar projetos de vida, também contribuem para a busca da vida profissional. Educar neste cenário nós pede uma maior inserção no universo juvenil: estar próximos deles e aprender a ouvi-los, mapear suas potencialidades e estabelecer relacionamentos interpessoais significativas.