O Jovem Como Sujeito do Ensino Médio.

Na comunidade escolar deve ser estabelecido e buscar parcerias, para que aconteça de forma satisfatória o ensino e a aprendizagem no convívio escolar.Tendo sempre o bom diálago , usando o bom senso e comprendendo que cada caso de acontecimento deve ser analisado com muita cautela pois nossa clientela que recebemos na modalidade do ensino médio, principalmente do período noturno, muito são alunos trabalhadores. Muitas noites estão cansados e sonolentos. É ai que deve ser estudado e trabalhado de forma diferenciada para fazer com esse educando permaneça na escola.

Nossos alunos , percebo que estão focados em outras áres de conhecimentos , buscam aprender de outras formas, sinto o quanto está difícil desenvolver um trabalho sério e de qualidade com esses jovens . O conhecimento científico que nós professores temos , parece-me não ser muito atraente para os nossos jovens. Hoje há muitas concorrência, os meios de comunicação estão desviando o foco de aprendizagem . Isso me preocupa e muito. Devemos ter um olhar diferenciado para essa nova fase de aprendizagem . Buscando novos caminhos , acompanhando a forma como esses jovem buscam aprender.

Nós devemos ter o cuidado de analisar o modo de vida , o convívio social, a estrutura famílias desses nossos alunos. Pois, conforme é a sua realidade ele corresponde em sala de aula.Nosso alunos não tem demostrado preocupação e interesse em aprender, são poucos os que se identificam como estudantes, outros são somentes alunos ouvintes. Muitos desistem, evadem-se e os resultados são assustadr. Chega o final do ano, a porcentagem é grande e muias vezes devemos dar aquela ajudinha nas faltas e notas com trabaljos extras para que mais alunos não engordem as  estatísticas que já são elevados  os números de desist~encias.

Portanto , essa relação de professor e comunidade escolar devem ser de parcerias e ambas caminhar juntas, para que possamos ter resultados que nos alegrem e que nosso trabalho seja satisfatório.