O jovem como Sujeito do Ensino Médio

O uso das tecnologias é fundamental.  Muitos alunos vindos de famílias com rendas muito baixas,  acessam diariamente as tecnologias móveis, sobretudo com celulares. A escola  deve se dedicar  a desenvolver no jovem as competências exigidas no século 21. De certa forma, os jovens estão sendo cada vez mais ‘empoderados’ em função de seu maior domínio das novas tecnologias de comunicação e informação. Trata-se de uma geração que se coloca, freqüentemente, na posição de ensinar os pais e, não raro, os próprios professores. Além do acesso à tecnologia, os professores precisam estar capacitados para utilizá-los para melhorar a qualidade e a atratividade das aulas.
Precisamos de uma mudança de cultura. Não precisamos ter somente um modelo no país inteiro. Temos é que ter modelos difereciados de acordo com a necessidade dos alunos,  adotarmos  modelos profissionalizantes, para os alunos que já queiram aprender um ofício. Ensino noturno de qualidade, voltado aos estudantes que precisam trabalhar durante o dia, e os modelos de educação integral para aqueles alunos que tem o dia todo para se dedicar aos estudos.