O jovem como sujeito

REFLEXÃO E AÇÃO

1-“Jogo de culpados”- São diferentes visões, são mundos e realidades diferentes. Não existe lado de quem é o culpado. São diferenças de vida entre professores e entre os alunos. O aluno se vê diante de uma expectativa muito grande. Passando a assumir uma identidade própria, responsabilidades de estudo e trabalho, algumas vezes formando e iniciando uma nova família. A família é mais uma influência no construir um futuro. O jovem vê o colégio como passagem para o mundo fora do colégio, uma obrigação de fazer o EM,  o mundo do trabalho,tudo dependendo da sua passagem pelo EM.

PROFESSOR E ALUNO ambos se reconhecem  no seu papel dentro da sociedade e sua importância. O aluno faz sua parte de reconhecer a escola como valor para o seu futuro na sua formação como cidadão.

2-Os jovens tem uma linguagem própria, é visual, é corporal, no gestual, nas redes de comunicação, cheia de símbolos onde eles se entendem, é um vocabulário próprio dessa geração. Como já houve várias outras linguagens próprias na construção  de outras “novas gerações”. A escola tem que estar aberta há novas comunicações e maneiras de viver e ver o mundo de nossos jovens existe uma comunicação mundial. Onde a fala e a escrita fazem do aluno um ser aberto às comunicações.

3- Buscando conhecê-los participando do seu mundo, acabamos por decifrá-los no presente, no seu mundo que para os professores é um mundo há descobrir, no momento presente. Seus anseios, seus medos; que condições de vida eles projetam para seu futuro, o que é família, trabalho, estudo. Hoje é o EM e o amanhã será uma faculdade? Desejos e anseios novamente em suas vidas, papel de professor tentar projetá-los para orientá-los no  futuro. Então vamos a pesquisas e questionários junto a nossos alunos para conhecê-los e seu mundo.

4- O trocar ideias, quebrar a rotina, sair da mesmice, ver a realidade, ver o passado, criar um sonho ....Assim vemos que o mundo muda, nós estamos mudando fisicamente e mentalmente a todo momento. Nossa realidade já não é uma única realidade, são realidades misturadas nos intimando, nos confundindo, nos cobrando. Uma nova vida a cada sonho sonhado. Uma nova esperança na criação de uma nova realidade nos apresentada a todo instante, às vezes virtual às vezes real. Aonde nos encontramos com medos e sonhos, buscando realizar tudo que vemos passar. O que foi importante a nossos avós e pais também será para nós?   Sua época já passou e seus valores também, deixaram raízes para seu futuro? Plantaram algo que mexeu no seu crescimento: família, religião, amigos, conhecimento, exemplos, modelos enfim quem são os jovens de hoje? Quem são vocês?  Vamos nos apresentar, nos conhecer, para construir uma história diferente para um futuro diferente. Medos anseios são parte da história de todos. Pare seja um jovem com sonhos a sonhar e relizar.

Almeri Maia de Andrade Novak.

Colégio Estadual Paula Gomes