O JOVEM ALUNO DO ENSINO MEDIO DO COLEGIO ESTADUAL DO LONGUINÓPOLIS

O JOVEM ALUNO DO ENSINO MEDIO DO COLEGIO ESTADUAL DO LONGUINÓPOLIS
Adriano Moreira da Silva Junior*
Celestino Denardin**

Conhecer para reconhecer as múltiplas dimensões das identidades dos sujeitos do Ensino Médio é um dos grandes desafios da escola para a implementação de ações das práticas pedagógicas, com o pressuposto da aproximação das características, das necessidades, e dos direitos do jovem em formação com o currículo a ser desenvolvido.
Inicialmente temos que reconhecer a função da escola e de que sujeitos estamos falando. Neste sentido Demerval Saviani defende a escola na concepção da educação integral em que o educando possa se apropriar, além do conhecimento da natureza e de cultura, ter o envolvimento da estética e apreciar as coisas e as pessoas, e ainda, criar formas de relacionamento entre esses elementos. Em seu livro Pedagogia Critica, Saviani reafirma: “Prover formação geral básica, capacidade de ler, escrever, formação científica e tecnológica, estética e ética, desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas;” Citando, ainda, Demerval Saviani renomado filósofo da educação brasileira em sua obra “Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica” (1980). Categoriza o pensamento pedagógico de “filosofar” como um o conceito do processo do pensamento humano que o homem assume diante de situações concretas refletindo para superá-los. Neste sentido, mais do que nunca precisamos refletir, analisar e tomar decisões na tentativa da superação de situação da educação brasileira no que diz respeito aos aspectos das desigualdades, da ineficiência de políticas públicas de investimento e melhoria nas escolas, da valorização e capacitação de professores, da evasão escolar, da reestruturação dos currículos em todos os graus de ensino, da condição social do alunado da escola pública entre outro aspectos fundamentas que promovem uma educação de qualidade. Reafirmando o pensamento de Saviani (1998) em A Nova Lei da Educação:
Por esses motivos, é de grande importância salientar a relação que a formação adequada dos professores tem com a formação de alunos leitores críticos e reflexivos, uma vez que dificilmente ocorrerão mudanças nas práticas atuais de leitura se não houver um amadurecimento das políticas educacionais em prol da qualificação do professor.

Nesta concepção de refletir e analisar a promoção da formação geral básica para o desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas do aluno do ensino médio  no Colégio Estadual do Campo de Longuinópolis significa fazer com que o aluno tenha acesso, permanência na escola para que com nossa prática pedagógica conseguíssemos mostrar o uso de tecnologias aplicadas a educação e na vida cotidiana, bem como a criação de atitudes e hábitos entendidos pela sociedade atual como relevantes e necessário ao bom relacionamento com a natureza, com o mundo do trabalho e da convivência social de forma consonante com a ética, estética e cientificidade.
Devemos compreender também que nosso ensino médio possui o perfil da universalização do acesso dos jovens a esse nível de ensino, por isso, é um curso que possui, guardadas as devidas proporções, desafios semelhantes para se alcançar a universalização do acesso e permanência dos alunos com qualidade. Temos jovens trabalhadores e não jovens alunos pensando em sua formação, assim convivemos com alunos exaustos na sala de aula após um longo dia de trabalho e com índices muito baixo de leitores. Falar em avanços, em investimentos, é falar de ferramentas que se vislumbram melhores dias, o Proemi (Programa Ensino Médio Inovador) surge como uma ferramenta interessante, para esse programa elaboramos coletivamente propostas de trabalho(projetos) com cautela e pensando nas reais necessidades de nossos jovens alunos, vamos procurar implementá-las para que as ações possam promover mais motivação e interesse de nossos alunos, mas registramos aqui a necessidade de uma educação em tempo integral e escolas bem equipadas. Pois não adianta nada laboratórios de última geração de física, quimica e biologia se, por exemplo, essas áreas continuarem a ter apenas duas aulas semanais.
Avançando para o ensino em tempo integral temos que avançar na legislação trabalhista, não admitir que um jovem tenha emprego remunerado. E que os estágios sejam mesmo estágios e não ferramentas de contratação de mão de obra barata. Assim teremos jovens que não vão de iludir com um "bico" mas que vão sonhar com um futuro promissor. E para isso também a sociedade brasileira tem que evoluir e crescer para dar perspectiva de vida e de trabalho de acordo com os anseios de nossos jovens. Portanto, sem rompermos o paradigma da educação em apenas um período fica a meu ver difícil de avançar e vamos conviver apenas como movimentos e programas paliativos.
No entanto, enquanto a ampliação da carga horária não se efetive, o Colégio Estadual de Longuinópolis procura identificar cada perfil de aluno, compreender seus anseios e necessidades, flexibilizando conteúdos, buscando alternativas de recuperação paralela, ajustando trabalhos e pesquisas de acordo com as possibilidades de tempo extraclasse de cada aluno. Além disso, buscamos a orientação educacional constante visando pautar a importância dos estudos para ir de encontro com eventuais desvios nessa trajetória, promovidos pela internet (rede sociais), por sub-empregos, problemas de relacionamentos, entre outros. Entendemos que o um dos maiores problemas a que temos que fazer o enfrentamento no Col. Est. do Campo de Longuinópolis é a identificação dos nossos alunos com a filosofia da  "geração Cazuza" inerente na sociedade de consumo atual que provoca a crise de valores no ser humano e que por muitas vezes sentimo-nos impotentes diante dos interesses da mídia na da propagação consumismo. 
Ao conhecer e reconhecer as características dos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual do Campo de Longuinópolis reafirmamos nosso pensamento de que são sujeitos inseridos na sociedade local a que escola pertence com características de jovens:
- Trabalhadores;
- Que possuem empregos ou subempregos informais;
- Com baixa autoestima;
- Com poucas expectativas de continuidade dos estudos em nível de terceiro grau;
- De baixo nível econômico;
- Alguns com transtornos social de comportamento; e,
- Poucos fora de faixa etária escolar.
Este perfil nos leva ao reconhecimento da diversidade dos sujeitos pertecentes ao ensino médio merecedores de um espaço de valorização. Neste sentido, em nosso cotidiano temos buscado alternativas para fazer o enfrentamento das dificuldades que cada aluno apresenta, porém sempre pautando pelo deu comprometimento e nas ações a serem implementadas. Constantemente deliberamos por ações que não criem preconceitos e estereótipos de que nossos alunos (jovens) sejam "alunos problemas", buscamos compreendê-los na sua complexidade e na perspectiva de um ser humano em formação, capaz de ter iniciativas de grandes elogios e ao mesmo tempo de atitudes que devem gerar intervenção pedagógica. Neste sentido as atividades da educação escolar do Colégio Estadual do Campo de Longuinópolis se constituem em identidade cultural da promoção do respeito ao ser humano em construção, pois, a seu tempo, o que ensinamos neste momento é pressuposto para a afirmação ou negação, em partes ou no todo daquilo já aprendido anteriormente, principalmente nos valores sócio culturais da sociedade. Enfim, temos certeza que nossas práticas pedagógicas são fatores que marcam suas vivências atuais e reafirmam a sua formação de homem.
O protagonismo juvenil dos nossos alunos é uma característica presente pois o resgate no dia a dia com atividades culturais, sociais e educacionais formativas que no devir deles serão consequências de seus momentos saudáveis que tiveram no Colégio são de plena e total participação. Isso mostra que percorremos um grande caminho, no entanto não conseguimos superar esse estigma pelo fato de não termos certeza e nem  clareza das ações que devemos nortear para o desenvolvimento integral do aluno. Esse dilema tambem foi vivenciado por Gramsci em Cadernos de Cáceres quando afirma:
"Todos os dias me vem a tentação de podá-las um pouco para ajudar a crescer, mas permaneço na dúvida entre as duas concepções do mundo e da educação: se agir de acordo com Rousseau e deixar obrar a natureza, que nunca se equivoca e é fundamentalmente boa, ou ser voluntarista e forçar a natureza introduzindo na evolução a mão esperta do homem e o princípio da autoridade. Até agora a incerteza não acabou e em minha cabeça disputam as duas ideologias”. (Gramsci)

A cerca dessa encruzilhada citamos uma frase atribuida a Rubens Alves, que diz que: "A escola vive um dilema: dela se espera tudo e dela não se espera nada". Talvez essa frase traduza um pouco da condição da nossa juventude(aluna) repleta de indagações: "qual minha perspectiva de futuro?, vou vencer?, vou conseguir?", a força de lutar e que está faltando em muitos de nossos jovens, em virtude dos "comodismos" atuais e de pais e familiares superprotetores?. Estamos com uma geração de frágeis, aos quais não é permitido sofrer ou se frustar?. Cabe, portanto, a escola ser a corrente contrária, cabe a escola promover o choque de realidade e talvez desse papel é que surgem visões negativas da escola.
Diante disso, devemos continuar fazendo nosso papel, pois temos convicção de que interferimos positivamente em muitas histórias de vida. Isso é que nos  motiva. Isso é o que nos deve motivar, no entanto qual o caminho a seguir para tornar essa tarefa menos árdua?.
Em certa oportunidade um professor fez belos relatos sobre sua experiência como guarda mirim quando era adolescente e na oportunidade refletimos e se perguntamos sobre o que mudou na perspectiva de vida juvenil daquela época para a de hoje.
Uma das perspectivas que debatemos foram fenômeno do consumismo, ou seja, a busca pela aquisição de bens materias, celular, internet, moda, ostentação, enfim um certo conformismo com o imediatismo sem pensar num futuro ou planejamento. Todos os soldados da guarda mirim almejavam em ser um policial, um coronel, um sargento, enfim trabalham naquele momento, mas continuavam a sonhar, não se confortavam com a situação e muito menos se confortavam e se iludiam com as aquisições realizadas com os que recebiam para ser guardas-mirim.
Hoje, porém vivenciamos jovens que pensam que já estão extremamente satisfeitos com o que possuem e o que lhes garante é o "bico", o subemprego e não a dedicação aos estudos ou a leitura de bons livros. Ao compararmos as perspectivas de hoje e daquela época, infelizmente chegamos a conclusão de que temos jovens sem sonhos ou os que possuem sem força para tentar alcançá-los.
Tendo a percepção de que temos no nosso Colégio essas mesmas caracterísitcas, os professores do Ensino Médio, juntamente com a equipe Pedagógica e Direção buscam alternativas de acordo com as possibilidades e oportunidades, assim vimos o Programa Ensino Médio Inovador como uma ferramenta para auxiliar no enfrentamos dos desafios descritos até aqui neste artigo, sendo assim foram formulados projetos em quatro macros campos visando suprir as principais necessidades educacionais dos sujeitos do Colégio Estadual do Campo Longuinópolis.
No macro campo denominado de Acompanhamento Pedagógica se propõe um projeto voltado para o "reconhecimento da importância da Matemática Financeira na vida cotidiana do aluno do campo, considerando as especificidades daqueles que são trabalhadores, tanto urbanos como do campo, dentre outras, sob a ótica do capitalismo;e a importância desse reconhecimento para as populações do campo, na administração das pequenas propriedades rurais e familiares"(Pdeinterativo, mec,2014).
No macro campo denominado Leitura e Letratamento se propõe a "Criação de um Jornal Estudantil periódico com editorial e seções especificas para cada área de conhecimento como meio de divulgação das ações desenvolvidas e das produções feitas no decorrer dos anos letivos em todas as disciplinas (Pdeinterativo, mec,2014).
Para macro campo intitulado de Iniciação Científica se propõe a "realização da “Mostra de Conhecimentos, Cultura e Arte: Saberes do Campo”, exposições científicas realizadas na escola para o público visitante, como meio de contribuição para a divulgação da ciência e para que os alunos demonstrem seu conhecimento (Pdeinterativo, mec,2014).
E no macro campo Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias se objetiva a "Criação de um Blog principiando um trabalho de reconhecimento dos benefícios do processo de aprendizagem tecnológico sobre o tradicional, tendo ações pedagógicas voltadas para alimentar o espaço de mídia, visando divulgar saberes do campo. (Pdeinterativo, mec,2014).
Em todas as propostas se evidencia a efetiva necessidade de participação dos alunos e a promoção de seu protagonismo na realização dos projetos, bem como trilhados para estarem em sintonia com os anseios e necessidades de nossos sujeitos alunos.
Uma outra ação no intuito de valorizar a importância dos estudos é a política de indicação de alunos do ensino médio, através de escolha do coletivo dos professores, para serem monitores no programa "Mais Educação" do Colégio, com o objetivo de mostrarmos nesta ação que a educação promove e abre espaços e dá oportunidades, mais consistentes do que os "bicos", pois esses monitores levaram em seu currículo essa experiência de trabalhar ao lado de professores. Além dessa iniciativa, acredito que estamos no nosso papel, isto é, questionar, reforçar a importância de uma boa formação básica, para que esse nosso jovem "satisfeito" de hoje não venha a ser o adulto frustrado de amanha e ao longo de sua vida.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No processo de conhecer para reconhecer, gostaríamos de ressaltar a capacidade de conhecimento dos sujeitos do Colégio Estadual do Campo Longuinópolis por parte dos seus professores e professoras. Temos a convicção de que além das propostas para o Ensino Médio Inovador, são inúmeras as ações positivas e eficazes no atendimento das necessidades específicas de nossos alunos. São ações pensadas nos planejamentos, nos preparos de aulas, nos encaminhamentos pedagógicos e metodológicos, na preocupação diária com o desempenho dos alunos, enfim em toda a ação pedagógica do Colégio estão presentes os anseios de avançar e melhor atender os alunos.
Tendo esses elementos positivos, talvez o Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio tenha vindo em um momento propício e está nos proporcionando um olhar mais aguçado sobre nossos alunos e principalmente possibilitando a todos nós avançarmos coletivamente no processo de aprimoramento de nosso ensino médio.
A busca por um currículo real que atenda as expectativas e que seja significativo nos é posto como um norte a construírmos, também no sentido de promovermos a sintonia entre o que almejamos e julgamos necessário para nossos jovens e o que eles desejam como projeto de vida. São debates ricos e que certamente teremos avanços práticos em nossas ações como educadores.
Bibliografia:
BRASIL. PDE INTERATIVO, Sistema de Planejamento Escolar, MEC, 2014, http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16... acessado em 20/08/2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I: o ensino médio e formação humana integral / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Carmen Sylvia Vidigal Moraes... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013
______.: o jovem como sujeito do ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [organizadores: Paulo Carrano, Juarez Dayrell]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Editora Record, 1991.
SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação. São Paulo: Autores Associados, 1998.
_____. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1980.
_____. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
* Professor da rede pública de ensino do Estado do Paraná concursado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com formação acadêmica em Letras Português/Inglês e  especialização em linguística e Educação Especial: Neuropsicopedagogia.
**Professor da rede pública de ensino do Estado do Paraná (SEED) concursado nas disciplinas de Ciência e Matemática, com formação acadêmica em Matemática, Física e Pedagogia; Especialização em Ensino da Matemática e Educação Especial; Professor PDE/2009 na disciplina de Educação Especial.