Colégio Estadual de Marmeleiro Ensino Fundamental e Médio
Marmeleiro - Paraná
Postado por: Lúcia Clair Flach Pasquali
Professores: Albino Muller, Andriele Toller, Gema de Fatima Zambilo, Jânia Scherer, José Luiz de Quadros, Joelma Schewig, Rosangela Prestes, Maribel Colognese,Janete Silva Vial, Nivaldo Amaral, Rene Duguay de Liz , Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth, Celso Pedro Scolari, Darci Baldo, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Carmélia Roque Pacheco.
Atividade de Reflexão e Ação, referente ao caderno V
O Grêmio Estudantil e a Gestão Democrática
Na gestão democrática, o Grêmio Estudantil é um instrumento de fortalecimento de participação dos estudantes nas decisões da escola de forma responsável e comprometida, de modo a propiciar aos seus representantes a participação no Projeto Político-Pedagógico, programas de cultura e lazer, política educacional, como também, no Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres
Os professores participantes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio conversaram com os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil da escola sobre:
- atuação na escola;
- visão da sua atuação, participação e discussões nas decisões da escola;
- reconhecimento que tem pela direção, professores e funcionários.
Os integrantes do Grêmio Estudantil citaram que têm papel importante e ativo na escola. Acreditam que, com a participação de todos, apoio e maior incentivo da gestão poderiam atuar de forma mais efetiva nas decisões e discussões da vida escolar.
Sentem-se valorizados e respeitados pelos profissionais da escola.
Atuam mais efetivamente em atividades promocionais, de cultura e lazer e de participação no enfrentamento de situações reais da escola. Essa atuação é fundamental para o desenvolvimento e formação de lideres, capazes de atuar de forma mais consciente na sociedade.
Percebemos a necessidade de formação e conhecimento dos documentos orientadores da escola para os componentes do Grêmio Estudantil.
Para que o trabalho e a participação do Grêmio seja mais eficiente é importante que a escola designe um funcionário para acompanhar as reuniões e orientar as ações do Grêmio.
Formação e grupo de estudos para os componentes do Grêmio Estudantil.