O Espaço Escolar : reflexão, organização e sitematização do trabalho pedagógicon o Ensino Médio

p { margin-bottom: 0.21cm; }

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – 2015

Reflexão em ação página 40.

Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva – E.F.M.P – TOLEDO – PR

Orientadora : Neiva Aparecida dos Santos

Cursistas :

Adilson Antonio dos Santos

Hélio Luchini

Rosângela Viera dos Santos Custódio

Tamara Luz Souza

Valmor Jorge Cardoso

Tathiane Gisele Henzel Scheid

Wilson Eger

Elizete Astori

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade l .

  1. Quais foram os problemas levantados ?

     

R: Foram elencados diversas situações problemas que comprometem o processo ensino-aprendizagem, analisamos o perfil da turma e entre os problemas levantados foram observados: o excesso de conversas entre os alunos em tom demasiado alto que comprometem a concentração e o aprendizado, como consequência alguns dos estudantes não conseguem ou não querem realizar as atividades propostas, esse ambiente é gerado na maioria das vezes pela presença em sala de alunos repetentes. Após feito o diagnóstico da turma, realizamos a análise individual de todos os estudantes, analisando o desempenho individual e por disciplinas.

 

 

2. Quais os encaminhamentos propostos ?

R: Todos os encaminhamentos são registrados em ata e as sugestões de professores e equipe pedagógica são levadas em consideração, os estudantes são convidados ao diálogo junto a coordenação, ficando ciente de sua situação escolar: rendimento , desempenho, participação , assiduidade e comportamento em sala, e aprendizagem.

 

  1. Estabeleça a diferença entre queixa e problema ?

     

R: A queixa é uma circunstância momentânea e específica uma situação inesperada que tenha ocorrido, o problema é algo mais frequente passível de buscarmos soluções. E sempre debatidos com todos os envolvidos.

 

 

  1. Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?

     

R: Entre os problemas discutidos, a indisciplina, falta de interesse e participação dos estudantes , e dificuldade de aprendizagem por defasagem escolar ou falta de pré-requisitos e falta de leitura e interpretação , falta de autonomia dos estudantes na resolução de atividades propostas, ficando sempre a mercê do auxilio do professor .

 

 

5. Quais foram as sugestões propostas?

 

R: Foram sugeridas atividades diferenciadas e atitudes diferenciadas, de acordo com o problema proposto, troca de posição dos estudantes na sala de aula, formação de grupos nas resoluções de trabalhos e seminários, conversa direto com o estudante, contato com os pais ou responsáveis.

 

 

6. Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?

R: A equipe pedagógica está aberta ao diálogo e propostas dos professores, os educadores relatam como estão lidando com cada situação problema em questão, compartilhando ações pedagógicas e experiencias, o professor tem autonomia em sua disciplina desde que esteja pautado na filosofia do colégio no regimento escolar.

 

 

7. Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?

R: .Que tenha a participação dos representante do conselho escolar para que possam acompanhar as situações problemas mais relevantes e tomar decisões sempre que for solicitado.