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PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – 2015
Reflexão em ação página 40.
Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva – E.F.M.P – TOLEDO – PR
Orientadora : Neiva Aparecida dos Santos
Cursistas :
Adilson Antonio dos Santos
Hélio Luchini
Rosângela Viera dos Santos Custódio
Tamara Luz Souza
Valmor Jorge Cardoso
Tathiane Gisele Henzel Scheid
Wilson Eger
Elizete Astori
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Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade l .
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Quais foram os problemas levantados ?
R: Foram elencados diversas situações problemas que comprometem o processo ensino-aprendizagem, analisamos o perfil da turma e entre os problemas levantados foram observados: o excesso de conversas entre os alunos em tom demasiado alto que comprometem a concentração e o aprendizado, como consequência alguns dos estudantes não conseguem ou não querem realizar as atividades propostas, esse ambiente é gerado na maioria das vezes pela presença em sala de alunos repetentes. Após feito o diagnóstico da turma, realizamos a análise individual de todos os estudantes, analisando o desempenho individual e por disciplinas.
2. Quais os encaminhamentos propostos ?
R: Todos os encaminhamentos são registrados em ata e as sugestões de professores e equipe pedagógica são levadas em consideração, os estudantes são convidados ao diálogo junto a coordenação, ficando ciente de sua situação escolar: rendimento , desempenho, participação , assiduidade e comportamento em sala, e aprendizagem.
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Estabeleça a diferença entre queixa e problema ?
R: A queixa é uma circunstância momentânea e específica uma situação inesperada que tenha ocorrido, o problema é algo mais frequente passível de buscarmos soluções. E sempre debatidos com todos os envolvidos.
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Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
R: Entre os problemas discutidos, a indisciplina, falta de interesse e participação dos estudantes , e dificuldade de aprendizagem por defasagem escolar ou falta de pré-requisitos e falta de leitura e interpretação , falta de autonomia dos estudantes na resolução de atividades propostas, ficando sempre a mercê do auxilio do professor .
5. Quais foram as sugestões propostas?
R: Foram sugeridas atividades diferenciadas e atitudes diferenciadas, de acordo com o problema proposto, troca de posição dos estudantes na sala de aula, formação de grupos nas resoluções de trabalhos e seminários, conversa direto com o estudante, contato com os pais ou responsáveis.
6. Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
R: A equipe pedagógica está aberta ao diálogo e propostas dos professores, os educadores relatam como estão lidando com cada situação problema em questão, compartilhando ações pedagógicas e experiencias, o professor tem autonomia em sua disciplina desde que esteja pautado na filosofia do colégio no regimento escolar.
7. Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
R: .Que tenha a participação dos representante do conselho escolar para que possam acompanhar as situações problemas mais relevantes e tomar decisões sempre que for solicitado.
Fonte:
Formação de Professores do Ensino Médio- Etapa ll- caderno l