O Ensino Médio um conjunto de saberes e seres
O Ensino Médio é um conjunto de saberes e seres.
O educador necessita resgatar a capacidade de ver a realidade, de
interagir com ela para encontrar alegria da aprendizagem e para
alcançar os resultados almejados. É muito importante se desenvolver
sinergia entre e com outras disciplinas no processo de vir-a-ser, ou
seja, na aquisição do raciocínio sistêmico. A relação da teoria com a
prática se faz presente o tempo todo quando se estabelece uma estreita
ligação entre ambas pois nenhum plano se fecha em si mesmo.
De posse dessa compreensão verifica-se que o todo é maior que a soma
das partes, pois por vezes tentamos dividir as partes para solucionar
os problemas de modo mais simples e perdemos de vista a importância
das relações que se constroem a partir das ligações dessas partes.
Deve-se desenvolver a capacidade de falar a verdade para e consigo
mesmo, levar a tempo e, se tornar o grande desafio para eliminar
mentiras que construímos a respeito de nós mesmos, o que nos impede de
ver a realidade.
As pessoas que desenvolvem o domínio pessoal aprenderam a focar no
objetivo que querem alcançar, e não se confundem com coisas que acham
que precisam. Apresentam interação entre razão e intuição, visão mais
ampla da ligação mútua com o mundo, compaixão e compromisso com o
todo. Isto faz com que a atitude de estar freqüentemente culpando uns
aos outros comece a desaparecer e seja substituída por uma visão
melhor da realidade, num sentido de compromisso com o todo. Assim uma
visão bem clara dos objetivos, metas e missão são fundamentais e só
fazem sentido se houver um compartilhamento entre os seus envolvidos,
pois dessa forma se cria um sentido de parceria, de time de qualidade
que fazem com que se dê sentido ao que se faz, promovendo um
sentimento de pertencimento.
Faz-se então, necessária uma mudança radical de comportamento entre o
educando, o educador e o sistema. O uso de vídeos, diálogos, música e
jogos interativos podem e devem estar presente nas aulas do ensino
médio. O objetivo principal ou o foco perpassa pelo conhecimento mas
deve encontrar na seara do conteúdo dinâmico da vida dos educandos, de
tal modo que, o social se torne presente nas conversas, propostas pelo
educador. Muitas vezes o professor é o único meio de interação dos
alunos com a positividade social frente a um mundo de senso comum
arraigado de negatividade.
O sentido positivista de ciência elencado pelos adeptos dessa escola
filosófica não deve ser deixado na berlinda, porém o desenvolvimento
humanístico dos alunos de ensino médio é que pode desenvolver esse
pensamento sem que a ciência como um todo perca seu foco conceitual. O
currículo não perde importância e muito pelo contrário ganha em
recursos. O menino se torna home como no mito de Perseu da mitologia
grega. O garoto reconhece a importância do conhecimento, mas também o
fato de que está se transformando. É nesse escopo que o professor se
torna um mediador que agrega sua própria experiência de vida no
desenvolvimento holístico desse jovem apontando horizontes, mas dando
a liberdade para o grande desafio da vida que é o próprio viver.
Adriano luiz do Santos
Celia Regina Padilha de Andrade
Marçal Jacomo Montanari Lombardi
Marcelo Vitor Fiat Koski
Joel Mendez dos Santos.
O educador necessita resgatar a capacidade de ver a realidade, de
interagir com ela para encontrar alegria da aprendizagem e para
alcançar os resultados almejados. É muito importante se desenvolver
sinergia entre e com outras disciplinas no processo de vir-a-ser, ou
seja, na aquisição do raciocínio sistêmico. A relação da teoria com a
prática se faz presente o tempo todo quando se estabelece uma estreita
ligação entre ambas pois nenhum plano se fecha em si mesmo.
De posse dessa compreensão verifica-se que o todo é maior que a soma
das partes, pois por vezes tentamos dividir as partes para solucionar
os problemas de modo mais simples e perdemos de vista a importância
das relações que se constroem a partir das ligações dessas partes.
Deve-se desenvolver a capacidade de falar a verdade para e consigo
mesmo, levar a tempo e, se tornar o grande desafio para eliminar
mentiras que construímos a respeito de nós mesmos, o que nos impede de
ver a realidade.
As pessoas que desenvolvem o domínio pessoal aprenderam a focar no
objetivo que querem alcançar, e não se confundem com coisas que acham
que precisam. Apresentam interação entre razão e intuição, visão mais
ampla da ligação mútua com o mundo, compaixão e compromisso com o
todo. Isto faz com que a atitude de estar freqüentemente culpando uns
aos outros comece a desaparecer e seja substituída por uma visão
melhor da realidade, num sentido de compromisso com o todo. Assim uma
visão bem clara dos objetivos, metas e missão são fundamentais e só
fazem sentido se houver um compartilhamento entre os seus envolvidos,
pois dessa forma se cria um sentido de parceria, de time de qualidade
que fazem com que se dê sentido ao que se faz, promovendo um
sentimento de pertencimento.
Faz-se então, necessária uma mudança radical de comportamento entre o
educando, o educador e o sistema. O uso de vídeos, diálogos, música e
jogos interativos podem e devem estar presente nas aulas do ensino
médio. O objetivo principal ou o foco perpassa pelo conhecimento mas
deve encontrar na seara do conteúdo dinâmico da vida dos educandos, de
tal modo que, o social se torne presente nas conversas, propostas pelo
educador. Muitas vezes o professor é o único meio de interação dos
alunos com a positividade social frente a um mundo de senso comum
arraigado de negatividade.
O sentido positivista de ciência elencado pelos adeptos dessa escola
filosófica não deve ser deixado na berlinda, porém o desenvolvimento
humanístico dos alunos de ensino médio é que pode desenvolver esse
pensamento sem que a ciência como um todo perca seu foco conceitual. O
currículo não perde importância e muito pelo contrário ganha em
recursos. O menino se torna home como no mito de Perseu da mitologia
grega. O garoto reconhece a importância do conhecimento, mas também o
fato de que está se transformando. É nesse escopo que o professor se
torna um mediador que agrega sua própria experiência de vida no
desenvolvimento holístico desse jovem apontando horizontes, mas dando
a liberdade para o grande desafio da vida que é o próprio viver.
Adriano luiz do Santos
Celia Regina Padilha de Andrade
Marçal Jacomo Montanari Lombardi
Marcelo Vitor Fiat Koski
Joel Mendez dos Santos.
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