O Ensino Médio no Brasil: histórico, dificuldades e expectativas

                Colégio Estadual Castro Alves- Enéas Marques

                Orientadora: Professora Daniella Renata Parzianello Balotin

                Cursistas-Professores: Angela Barbosa Cataneo, Angelita Cristine dos Santos Chana Basegio Marques, Charlene meurer, Cassiane dos Santos, Edson Luiz Flores, Elizangela MarcosEvanize Buss Guesser, Marlene Herculano Silveira, Thais Vanessa Schmitz, Vilma Berlato Ferreira de Souza, Viviane Zambon Romani

                Com o estudo dos textos que fizemos sobre o pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio, identificamos cada períodoocorrido na educação até os dias de hoje. Vimos que os acontecimentos históricos e as necessidades do país é que coordenaram para que os fatos ocorressem de tal modo. No momento em que os filhos de abastados precisavam de uma escola nasce o Ensino Médio, principalmente pela necessidade de formação de mão de obra barata, surgindo com isso os cursos técnicos, e assim as evoluções e o desenvolvimento do mesmo.

                 Hoje paramos para avaliar o que é o Ensino Médio, em que direção caminha, quais as perspectivas, que estudante possuem.Temos vários outros questionamentos que procuramos entender para podermos continuar  de forma a oferecer uma educação que propicie aos nossos educandos uma forma de repensar o seu agir, de sonhar e definir metas sabendo onde querem chegar.
                 Percebemos que atualmente os jovens de hoje mantêm seus interesses direcionados para as redes sociais, tecnologias e as mais diversas mídias, mas as mesmas não contribuem para um conhecimento historicamente acumulado apenas são espaços de conhecimento empírico, são acessados sem análise e sem compromisso. Desta forma a escola se torna monótona e ultrapassada para uma juventude sem disciplina e sem objetivos alienados ao capitalismo que prioriza o ter ao ser, nossos jovens não pensam e abdicam desse direito para o lazer e a comodidade.

                 As famílias atualmente estão descomprometidas com a responsabilidade de educar seus filhos disciplina, compromisso e objetivos. Nos deparamos com uma realidade de pais que trabalham mais a cada dia e o tempo que passam com seus filhos é cada vez menor. Essa ausência na maioria das vezes é compensada com presentes de alto valor, como se isso bastasse ou fosse necessário para criar filhos com caráter e objetivos de vida, que tracem metas que trabalhem para sua realização.
                 Dentro das escolas, nós educadores devemos trabalhar com base numa educação fundamentada nos saberes, visando também uma formação integral dos sujeitos e, não apenas para o mercado de trabalho. O educando precisa perceber-se sujeito de transformações, mudanças que irão remetê-lo a um futuro promissor construído por si e por suas escolhas.