O ENSINO INTEGRADO, TRABALHO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA NA OBRA DE VINCENT VAN GOGH DO LIVRO CARTAS A THÉO

O ENSINO INTEGRADO, TRABALHO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA NA OBRA DE VINCENT VAN GOGH DO LIVRO CARTAS A THÉO

 

Profª. Ana Clara Bruschi

Profª. Kátia Regina Dalri Abdala

Profª. Luciana M. Bellanda Mello

Prof°. Nelson da Silva Aguiar

Prof°. Robinson de Souza Rodrigues

Profª. Tania A Lopes

 

De forma simplificada, podemos definir as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia da seguinte maneira: a) Cultura é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças, objetos, conhecimentos, etc; b) Trabalho é toda ação transformadora consciente do ser humano; c) Ciência representa a forma mais completa em que se realiza a adaptação do homem à realidade. Somente o homem se revela capaz, por ser o animal que vence as resistências do meio ambiente mediante o conhecimento dos fenômenos; d) Tecnologia é uma coleção de sistemas: instrumentos materiais; técnicas de caráter de organização, para realizar alguma função. Transforma e constrói a realidade física e transforma e constrói a realidade social. Quando, no texto, se expressa os diferentes instrumentos utilizados na pintura, podemos perceber as dimensões da ciência e da tecnologia. Há uma adaptação dos materiais encontrados na natureza em instrumentos de pintura. Nessa adaptação da natureza, identificamos tanto o conhecimento científico quanto a tecnologia aí envolvidos. Ao contextualizarmos o texto, podemos trabalhar as demais dimensões – da cultura e do trabalho – levantando as ações humanas, as crenças, os conhecimentos, os objetos citados, descritos e envolvidos no texto e a partir do texto. Trabalhando a Revolução Industrial, objetivando compreender as modificações nas relações de trabalho com o novo modo de produção e as implicações na sociedade e na cultura, pode-se, a partir da investigação do uso do carvão como fonte de energia para as máquinas e o uso do carvão na pintura (conforme o texto) desenvolver a interdisciplinaridade, a contextualização e a integração das dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia. Conversando com os professores de Física, Química, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Biologia e Arte, podemos propor uma pesquisa aos estudantes a partir das seguintes indagações: onde podemos encontrar o carvão? Ele é uma fonte de energia renovável? Havia outras fontes de energia utilizadas na época da Revolução Industrial? O que levou à sua utilização na época? Como ele se forma? Quais as suas propriedades? Qual é a sua composição? Como é encontrado na natureza? No que é utilizado? Desde quando é utilizado? Em quais regiões é encontrado? Houve ou há disputa por territórios ricos em carvão? E hoje, é uma fonte de energia utilizada? Quem trabalhava e/ou trabalha nas minas de carvão? Há perigos/riscos para a saúde trabalhar nessas minas? Aqui no Brasil, no Paraná, há minas de carvão? Ainda funcionam? Onde? Como ele é utilizado na pintura? Seu uso na pintura coincide com o seu uso na Revolução industrial? Quem são os artistas citados no texto? O que você sabe sobre Van Gogh? Quais as técnicas de pinturas citadas no texto? Quais instrumentos citados no texto? As técnicas e os instrumentos citados ainda são utilizados na arte? Podemos reproduzir essas técnicas em sala de aula? Quando Van Gogh diz que prefere fazer uso do carvão mergulhado na água “Mas é preferível que eu faça isto daqui a um ano e não agora. É o que digo a mim mesmo, pois não quero que a beleza se deva a meu material, e sim a mim mesmo”, qual é a relação entre arte e técnica? O que é a beleza? As obras de Van Gogh são conhecidas? Todos temos acesso às suas obras? O que define uma obra como obra de arte? O que Van Gogh retratava em suas obras? Tem relação com a sociedade da sua época? Por que ainda hoje ele e suas obras são reconhecidos? Há beleza universal? E assim por diante...

 

REFERÊNCIAS

 

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.